Cerimônia ecumênica marca a abertura da Semana de Oração pela Unidade Cristã

No dia 29, começa a semana dedicada à Oração pela Unidade Cristã 2022, com o tema: “Vimos o seu astro no oriente e viemos prestar-lhe homenagem” (cf Mt 2,2). A Celebração de abertura será no domingo, às 15h, na Comunidade São Pedro Apóstolo, da Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia, no bairro Siderlândia, em Volta Redonda.

O evento contará com a participação de representações da Igreja Católica, Sirian Ortodoxa de Antioquia, Missão 'Somos Um' e Conselho de Pastores de Barra Mansa. Haverá transmissão pelas redes sociais da Diocese.

Veja a oração oficial de Semana de Oração pela Unidade Cristã:

Deus, Pai misericordioso e de bondade infinita!

Dirigimo-nos a Ti, como filhos e filhas, pois... “Vimos a sua estrela e viemos prestar-lhe homenagem” (Mt 2,2).

Guia-nos como guiaste os magos que, vendo a estrela, seguiram-na pelo caminho.

Ilumina nosso caminho com este astro que é dom, realização de tua amorosa presença para toda humanidade, mediante a nova luz que é Jesus

Fortalece e abre nossos corações para o encontro com as diferentes culturas, tradições, religiosidades, etnias, línguas e sonhos. Queremos ser pequenas pontes de unidade e amorosidade, partilhando os tesouros que, gratuitamente, nos deste. Queremos caminhar juntos e juntas com todos os povos da Terra.

Enquanto fazemos caminho ao caminhar, ensina-nos a viver a cultura do encontro, nos despojando para experiências mais profundas da cultura da paz. Que os presentes entregues pelos magos a Jesus simbolizem para nós:

O ouro – sinal de que o rosto do irmão e da irmã é o fundamento ético para a acolhida;

O incenso – sinal de que a melhor forma de te louvar é nos comprometermos com a superação de todas as formas de violência;

A mirra – perfume valioso que nos envolve e nos desafia a sermos responsáveis pelo cuidado com a Criação.

Bom Deus! Que a Epifania ocorrida em Belém faça de nós testemunhas da unidade e da paz.

Deus, revelado em Jesus Cristo e presente pela ação transformadora do Espírito Santo, que a Tua ternura seja para toda a humanidade, do Norte e do Sul, do Leste e do Oeste, e que ela faça morada em nossos corações.

É o que te pedimos em nome de Teu Filho, Jesus Cristo, e do Espírito Santo, amém!