Bispo diocesano se reúne com prefeito de Barra Mansa na Igreja Nossa Senhora do Amparo

Bispo diocesano se reúne com prefeito de Barra Mansa na Igreja Nossa Senhora do Amparo

Na tarde desta quarta-feira, dia 25, o Bispo diocesano, Dom Luiz Henrique, participou de um encontro com o prefeito do município de Barra Mansa, Rodrigo Drable, na Igreja Nossa Senhora do Amparo, para tratar do andamento da obra de restauração e os encaminhamentos seguintes. Também estiveram presentes, o Vigário Geral da Diocese, Monsenhor Alércio de Carvalho; o Coordenador da Comissão Diocesana de Patrimônio Histórico, Padre Márcio Moraes; o Secretário de Planejamento Urbano, Eros Santos; o Secretário de Desenvolvimento Econômico Tecnologia e Inovação, Bruno Paciello; os engenheiros Carlos Azevedo e Lindolfo Camargo e a Gerente de Turismo da cidade, Bhella Santos.

A reunião foi uma oportunidade para apresentar a nova pintura da Igreja, a obra interna do forro de pinho e do muro de contenção, na área externa, prevendo a entrega da obra para o mês de julho. “Demos mais um passo nos ajustes finais para poder fazer a entrega da obra, que está com previsão de ser entregue no dia 31 de julho”, disse Bruno Paciello, Secretário de Desenvolvimento Econômico Tecnologia e Inovação.

Para a Diocese, o retorno das celebrações na igreja será uma grande bênção e tem sido muito esperado. “Estamos aqui para dar continuidade ao trabalho de restauração dessa bela Igreja Nossa Senhora do Amparo, patrimônio histórico de nossa região, e queremos que logo a gente possa, com as condições necessárias, fazer a inauguração, com a graça de Deus, no mês de agosto, mês de Nossa Senhora do Amparo”, ressaltou Dom Luiz Henrique.

Além de toda a importância religiosa, existe também o contexto histórico para a cidade de Barra Mansa. “A Igreja de Amparo é um orgulho para todos nós, pelo marco histórico e religioso que ela representa. A gente venceu a primeira etapa, que é o restauro da estrutura da Igreja, garantindo que ela se torne segura, e agora começamos a prever o restauro de adornos e imagens”, comentou o prefeito, Rodrigo Drable. Ele ainda completou que a restauração das imagens contará com o apoio da comunidade.  “As imagens, em específico, nós faremos uma parceria com a comunidade, através de festas e eventos para que essas imagens sejam restauradas. Então, é muito importante o envolvimento social de todos para celebrarmos em pouco tempo a entrega dessa Igreja totalmente reformada e restaurada”, explicou.

 A Igreja foi uma das primeiras que a Diocese começou a acompanhar o processo de restauração. “Hoje em dia, poder ver essa Igreja tão avançada é uma vitória para nós. Tem bastante coisa para fazer ainda, mas em comparação como ela estava, correndo risco de desabamento, hoje melhorou muito. Estamos recuperando a nossa história, a história do nosso povo. Nós temos que conservar a nossa história e nossos patrimônios”, destacou Padre Márcio Moraes, Coordenador da Comissão Diocesana de Patrimônio Histórico.

A Igreja se encontra fechada desde 2015 e terá em breve o retorno das atividades, relembrando a história do distrito e dos moradores que viveram na localidade.  “Por isso, queremos agradecer à prefeitura, todas as partes envolvidas, que estão nos apoiando muito nesse sonho da nossa região, do nosso povo aqui de Amparo e que, com a graça de Deus será concretizado”, finalizou Dom Luiz Henrique.