Bispo diocesano se reúne com prefeito de Barra Mansa na Igreja Nossa Senhora do Amparo

Na tarde desta quarta-feira, dia 25, o Bispo diocesano, Dom Luiz Henrique, participou de um encontro com o prefeito do município de Barra Mansa, Rodrigo Drable, na Igreja Nossa Senhora do Amparo, para tratar do andamento da obra de restauração e os encaminhamentos seguintes. Também estiveram presentes, o Vigário Geral da Diocese, Monsenhor Alércio de Carvalho; o Coordenador da Comissão Diocesana de Patrimônio Histórico, Padre Márcio Moraes; o Secretário de Planejamento Urbano, Eros Santos; o Secretário de Desenvolvimento Econômico Tecnologia e Inovação, Bruno Paciello; os engenheiros Carlos Azevedo e Lindolfo Camargo e a Gerente de Turismo da cidade, Bhella Santos.

A reunião foi uma oportunidade para apresentar a nova pintura da Igreja, a obra interna do forro de pinho e do muro de contenção, na área externa, prevendo a entrega da obra para o mês de julho. “Demos mais um passo nos ajustes finais para poder fazer a entrega da obra, que está com previsão de ser entregue no dia 31 de julho”, disse Bruno Paciello, Secretário de Desenvolvimento Econômico Tecnologia e Inovação.

Para a Diocese, o retorno das celebrações na igreja será uma grande bênção e tem sido muito esperado. “Estamos aqui para dar continuidade ao trabalho de restauração dessa bela Igreja Nossa Senhora do Amparo, patrimônio histórico de nossa região, e queremos que logo a gente possa, com as condições necessárias, fazer a inauguração, com a graça de Deus, no mês de agosto, mês de Nossa Senhora do Amparo”, ressaltou Dom Luiz Henrique.

Além de toda a importância religiosa, existe também o contexto histórico para a cidade de Barra Mansa. “A Igreja de Amparo é um orgulho para todos nós, pelo marco histórico e religioso que ela representa. A gente venceu a primeira etapa, que é o restauro da estrutura da Igreja, garantindo que ela se torne segura, e agora começamos a prever o restauro de adornos e imagens”, comentou o prefeito, Rodrigo Drable. Ele ainda completou que a restauração das imagens contará com o apoio da comunidade.  “As imagens, em específico, nós faremos uma parceria com a comunidade, através de festas e eventos para que essas imagens sejam restauradas. Então, é muito importante o envolvimento social de todos para celebrarmos em pouco tempo a entrega dessa Igreja totalmente reformada e restaurada”, explicou.

A Igreja foi uma das primeiras que a Diocese começou a acompanhar o processo de restauração. “Hoje em dia, poder ver essa Igreja tão avançada é uma vitória para nós. Tem bastante coisa para fazer ainda, mas em comparação como ela estava, correndo risco de desabamento, hoje melhorou muito. Estamos recuperando a nossa história, a história do nosso povo. Nós temos que conservar a nossa história e nossos patrimônios”, destacou Padre Márcio Moraes, Coordenador da Comissão Diocesana de Patrimônio Histórico.

A Igreja se encontra fechada desde 2015 e terá em breve o retorno das atividades, relembrando a história do distrito e dos moradores que viveram na localidade.  “Por isso, queremos agradecer à prefeitura, todas as partes envolvidas, que estão nos apoiando muito nesse sonho da nossa região, do nosso povo aqui de Amparo e que, com a graça de Deus será concretizado”, finalizou Dom Luiz Henrique.