Missa de abertura do X Encontro Mundial das famílias acontece na Co-Catedral

De 22 a 26 de junho está acontecendo o X encontro Mundial das Famílias em Roma. Na Diocese, a Santa Missa de abertura foi realizada nesta quarta-feira, dia 22, na Co- Catedral de Nossa Senhora das Graças, em Volta Redonda, presidida pelo Bispo diocesano, Dom Luiz Henrique. O Encontro Mundial da família marcará o encerramento do Ano Amoris Laetitia.

Com o tema “Amor em família: vocação e caminho de santidade”, o X Encontro Mundial das famílias será vivenciado em todas as Dioceses, promovendo momentos de reflexão entre as famílias e mediado pela Pastoral Familiar. “Estamos dessa forma, conclamando a todos a refletir sobre o tema do 10º Encontro Mundial das Famílias: ‘Família: vocação e caminho de santidade’. Desta forma comemoraremos também os três anos da promulgação da Gaudete et exultate e a exortação apostólica Amoris Laetitia, que aborda o tema família. Queremos recordar a todas as famílias a vocação própria de todo batizado e a família é chamada a vivenciar essa vocação, que é o sentido profundo e salvífico da família na sociedade, que deve ser um berço de santidade”, explicou Dom Luiz Henrique.

Em tempos onde a vocação familiar e a boa relação entre os familiares é colocado em risco, é primordial um olhar atencioso para a temática. Em sua homilia, o Bispo diocesano destacou sobre o discernimento em identificar os verdadeiros e falsos profetas, apoiando-se sempre na Palavra de Deus.  “Devemos defender a família, a santidade do lar, é justamente o tema dessa Semana Mundial da família. O falso profeta quer nos convencer das seguranças humanas: bens, poder, prazer, ganância. Já o verdadeiro profeta, insiste somente na Palavra de Deus, baseando nossa vida nela seremos vencedores do Senhor”. Ele ainda completou questionando aos fiéis qual escolha seguir: ao lado dos bons ou maus profetas. “Então, a escolha é nossa! Vamos aderir os verdadeiros profetas que o Senhor nos manda ou os falsos? Que tem uma linguagem agradável aos nossos ouvidos, mas não nos leva a conversão. Vamos caminhar segundo aquilo que nos propõe o Senhor, vida nova, conversão e mudança de vida. Vamos rezar muito para que as nossas famílias abracem sempre mais a sua grande missão: testemunha da santidade no mundo de hoje”, finalizou.

A mensagem para as famílias escrita por Dom Luiz Henrique está disponível nos meios de comunicação da Diocese. Confira!