Missa Diocesana reúne mais de 600 Coroinhas e Servas do altar em Volta Redonda

A igreja Nossa Senhora da Conceição, em Volta Redonda ficou pequena para receber mais de 600 Coroinhas, Servas do Altar e seus familiares na celebração que marcou o 1º Encontro da Diocese de Barra do Piraí – Volta Redonda das crianças, jovens e adultos deste serviço litúrgico. A Santa Missa aconteceu no sábado, 13 de agosto, presidida por Dom Luiz Henrique, Bispo Diocesano.

Na Diocese, o ofício conta com mais de mil Coroinhas e Servas do altar divididos nas Paróquias e Comunidades dos Vicariatos de Barra do Piraí, Resende, Barra Mansa e Volta Redonda.

Com importante papel na igreja, o Coroinha ou a Serva do Altar é o menino ou menina que, nos Templos, ajuda no serviço litúrgico da Missa. O Acólito é instituído para servir ao altar e auxiliar o sacerdote e também o Diácono.

“No contexto do centenário de nossa Diocese, o primeiro encontro foi especial. Esperamos outros momentos como esse, para podermos expressar a unidade e comunhão de nossa igreja. Além disso, gostaria de fazer um pedido a todos, não deixem de participar com seus familiares das celebrações. Aproveito também para convidar os coroinhas, servas do altar e outros movimentos para estarem com suas vestes litúrgicas no dia 4 de dezembro, na Ilha São João”, declarou Dom Luiz Henrique.

Conforme o Assessor Diocesano da Pastoral dos Coroinhas e Servas do Altar, padre Alex Soares, Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Volta Redonda, a celebração acontece em memória ao dia de São Tarcísio e detém de relevância para a igreja. “A participação das crianças e jovens no serviço litúrgico é o início da vida pastoral nas comunidades. Começamos ensinado a amar aquilo que é mais preciso: a nossa liturgia. Em um futuro próximo, esperamos que nossos irmãos e irmãs assumam pastorais e movimentos de nossa igreja”, revelou o Assessor Diocesano.

Thaynara Rodrigues, 18 anos, da Comunidade São Francisco de Assis, Paróquia São Sebastião, em Volta Redonda, iniciou sua caminhada em 2016, quando tinha 12 anos. “Sempre achei muito bonito o serviço que nós Coroinhas e Servas do Altar temos durante as celebrações. Meu sonho era estar presente neste serviço litúrgico e, até hoje estou nele servindo à Igreja”, disse Thaynara.

São Tarcísio, o padroeiro dos Coroinhas e Servas do Altar

No dia 15 de agosto, a Igreja faz memória de São Tarcísio, um jovem romano dos primeiros séculos da era cristã que morreu levando a Eucaristia aos católicos presos da época. Seu ato de amor a Jesus Eucarístico, tornou o menino um Santo. Tarcísio é considerado o padroeiro dos coroinhas e servas do altar.

Seja você também um Coroinha ou Serva do Altar!

Procure a sua secretaria Paroquial e seja você também um Coroinha ou Serva do Altar.