RENDEI GRAÇAS AO SENHOR

Caros Diocesanos,

Iniciamos o ano de 2022, esperançosos para participar com júbilo e ação de graças deste grande centenário da nossa diocese de Barra do Piraí-Volta Redonda.

Quero recordar, neste artigo, que iremos, ao longo deste ano, celebrar com grande alegria o nosso Centenário, cujo tema, bastante sugestivo, é: “MEMÓRIA, GRATIDÃO E MISSÃO". O lema escolhido se encontra no Salmo 105,1: “Rendei graças ao Senhor. Anunciai as suas obras”.

Os salmos são a viva e singela expressão de fé e confiança, em meio a tantas vicissitudes da vida do crente que confia no Senhor e nos ajudam a rezar com base na realidade, mesmo diante das asperezas enfrentadas. Ao mesmo tempo, nos inserem em um fecundo caminho de fé e renovação da esperança.

Percebemos o quanto a Igreja valoriza essa oração, através do grande incentivo para que o povo fiel não deixe de rezar os salmos. Neste aspecto, nos ajuda bastante a reforma litúrgica do Concílio Vaticano II, ao propor a Liturgia das Horas, da qual os salmos são a “espinha dorsal”, como a oração litúrgica oficial do católico. Por isso, nos exorta a Sacrossanctum Concilium nº 90 que Ofício Divino “é a oração pública da Igreja, é fonte de piedade e alimento da oração pessoal…”, ou seja, deveria ser incentivada também para os leigos, não restringindo-se somente aos clérigos.

Como seriam enriquecedores momentos de oração, nas igrejas paroquiais, da Liturgia das Horas recomendada pelo próprio Concílio, ao dizer: “cuidem os pastores de almas que as Horas principais, especialmente as Vésperas, sejam celebradas em comum na Igreja, nos domingos e festas. Recomende-se o Ofício aos leigos” (SC 100).

Muito nos identificamos com a oração dos salmos, pois nela encontramos profundíssimas reflexões de um povo angustiado, aflito, que enfrenta fracassos, mas que também renova suas forças no Senhor.

O Salmo 105, que serve de inspiração como lema de nosso centenário, nos faz mergulhar na temática do agradecimento, da proclamação das maravilhas de Deus, a exemplo de tantos homens e mulheres que, ao longo dos tempos, em meio aos grandes desafios da história, souberam, proclamar a grandeza misericordiosa de Deus na vida. Ao fazer memória dos patriarcas, recorda os grandes feitos do Senhor na história do povo eleito, a nos dizer também o quanto o Senhor fez grandes coisas na história da diocese.

Possamos celebrar com alegria este tempo tão privilegiado que estamos vivendo. Ao longo deste ano do centenário, reconheçamos o grande privilégio de fazer parte desta história riquíssima em nossa diocese e, como fez Maria, nosso especialíssimo modelo de discipulado, digamos com humildade e gratidão: “O Senhor fez maravilhas, Santo é Seu Nome”.