Devoção Mariana do Rosário e Missões

Prezados Diocesanos,


Ainda estamos experimentando os reflexos extremamente positivos em nossa caminhada eclesial por ocasião de nosso primeiro Congresso Mariano. A resposta de nosso clero, especialmente do querido povo de Deus, foi espetacular.


Nosso Congresso Mariano foi pensado para ser um momento especial de reavivamento espiritual e eclesial em torno de Maria, nossa Mãe e Rainha. Com isso, nossa equipe de articulação e a inspiração, em virtude de nosso pastoreio, trabalhou para uma capilaridade autêntica, procurando envolver todas as forças vivas eclesiais com suas espiritualidades próprias. Nesse aspecto, motivamos todos a empenharem-se no caminho missionário e catequético. A capelinha especialmente confeccionada para o evento, assim como o rosário personalizado, foi muito bem acolhida pelos fiéis.


Alegro-me em saber que nossa capelinha missionária da Imaculada Conceição continua visitando muitos lugares e famílias. Aproveitemos bem o mês missionário para reavivar nosso compromisso missionário e a autêntica devoção mariana com o Santo Rosário, que é profundamente cristológico. É sempre importante recordar essa profundíssima relação da devoção mariana com a pessoa de Jesus; afinal, no primeiro milagre realizado por Nosso Senhor Jesus Cristo, nas bodas de Caná, temos a palavra sempre atual e definitiva da Mãe de Deus: “Façam tudo o que Ele vos disser”.


Recordemos que o mês de outubro também é um período em que a Igreja Católica enfatiza a missão evangelizadora. O Dia Mundial das Missões é celebrado no terceiro domingo do mês, destacando a importância de levar a mensagem de Cristo a todos os povos. Os fiéis são convidados a refletir sobre sua própria vocação missionária, seja em suas comunidades, em suas famílias ou em terras distantes. A missão não se limita a terrenos estrangeiros, mas também se expressa no cotidiano e nas interações com os outros.


A solidariedade e o apoio aos mais fragilizados em nossa sociedade também fazem parte das campanhas durante este mês, nas quais as comunidades organizam arrecadações de fundos e materiais para apoiar os missionários e as obras missionárias ao redor do mundo.


Este período é bastante propício e motivador. Aproveitemos bem com encontros bíblicos, visitas missionárias e celebrações vivas, como momentos de profunda intimidade com o Senhor, renovando nossa caminhada de fé. Não podemos deixar de mencionar a mobilização da juventude no DNJ, que acontecerá este ano no Vicariato de Resende. Valorizemos a dedicação e a energia contagiante dos jovens, fundamentais para que a Igreja possa sonhar e caminhar.


Que muitas bênçãos sejam derramadas em nossas famílias e comunidades, vivenciando este mês tão rico em espiritualidade mariana e cristológica, sendo peregrinos de esperança e anunciando com muita vivacidade e convicção: Jesus é o Senhor, para a glória de Deus Pai.


O Senhor é nossa força!

 

+ Luiz Henrique da Silva Brito
Bispo Diocesano