Eleição do Conselho Presbiteral e balanço da 61ª Assembleia da CNBB marcam reunião do Clero

Eleição do Conselho Presbiteral e balanço da 61ª Assembleia da CNBB marcam reunião do Clero

O Clero Diocesano se reuniu nesta terça-feira, 30 de abril, para uma reunião geral no Centro Diocesano de Pastoral, em Arrozal-Piraí. Durante o momento aconteceu a eleição para o Conselho Presbiteral, importante órgão dentro da caminhada pastoral da Igreja. 

Para o início da reunião, o clero se reuniu para um momento de oração e meditação, na sequência, Dom Luiz Henrique abriu os trabalhos mencionando os temas debatidos durante o encontro.


Assembleia Geral dos Bispos do Brasil

O primeiro tema do dia contou com um balanço das atividades da Assembleia Geral dos Bispos, realizada entre 10 e 19 de abril, no Santuário Nacional de Aparecida, em São Paulo.

Dom Luiz Henrique partilhou com o Clero: a realidade da Igreja no Brasil e a atualização das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora; o Sínodo dos Bispos; a Análise de Conjuntura Social e Eclesial e o testemunho do Bispo de Dori em Burquina Faso, Dom Laurent Dabiré, que falou sobre a realidade da Igreja em seu país. Ele também comentou sobre a participação do Cardeal Pietro Parolin, Secretário de Estado do Vaticano.

Eleição do Conselho Presbiteral (2024 – 2026)

Na reunião, ocorreu a eleição dos novos membros do Conselho Presbiteral (2024 - 2026). Conforme o Código de Direito Canônico, em seu capítulo III, compreende-se:


Cân 495, artigo 1 - Em cada Diocese, seja constituído o conselho presbiteral, a saber, um grupo de sacerdotes que, representando o presbítero, seja como o senado do Bispo, cabendo-lhe, de acordo com o direito, ajudar o Bispo no governo da Diocese, a fim de se promover ao máximo o bem pastoral da porção do povo de Deus que lhe foi confiada.

Cân 500, artigo 2 - O Conselho Presbiteral tem voto somente consultivo; o Bispo Diocesano ouça-o nas questões de maior importância, mas precisa de seu consentimento só nos casos expressamente determinados pelo direto.

Artigo 3 - O Conselho Presbiteral nunca pode agir sem o Bispo Diocesano, ao qual também “compete exclusivamente o cuidado da divulgação do que foi estabelecido, de acordo com o artigo 2.

O Conselho Presbiteral é constituído de:

1.    Membros natos (Vigário-Geral, Coordenador Diocesano de Pastoral e o Reitor do Seminário Diocesano)

2.    Membros eleitos pelo Presbitério (Eleitos um represente por cada vicariato)

3.    Membros livremente convidados pelo Bispo Diocesano.


Os membros do Conselho Presbiteral terão um mandato de dois anos. Suas atividades acontecem pelo menos duas vezes a cada semestre ou em convocação extraordinária do Bispo Diocesano. Confira os nomes da nova gestão:

  1. Monsenhor Alércio de Carvalho
  2. Padre Paulo Sérgio Almeida
  3. Padre Daniel Cezar
  4. Padre Sérgio Brandão
  5. Padre Samuel Camargo
  6. Padre Juarez Sampaio
  7. Padre Silvio Rafael
  8. Padre José Edilson de Lima
  9. Padre José Antônio Perry
  10. Padre Alexandre Barbosa
  11. Padre Flávio Luis Alves
  12. Padre Nilson José dos Santos
  13. Padre Alcides Silva
  14. Padre Maurício Oliveira 


Formação Diocesana do Laicato

Como anunciado no início do ano, a Escola Diocesana para os leigos e leigas está em processo final de elaboração. Em breve, será divulgada a data e início das inscrições para a participação nos cursos.

A expectativa é de início para o segundo semestre de 2024 nos quatro vicariatos (Barra do Piraí, Barra Mansa, Resende e Volta Redonda).

Formação Diocesana dos Diáconos

Outro tema apresentado foi a Formação Diocesana para novos Diáconos permanentes. Os candidatos já foram enviados pelos párocos e, em breve, acontecerá um encontro vocacional para os participantes.

Com a aprovação, será iniciado os estudos com a abertura do propedêutico para os Diáconos.

Outros temas da Reunião Geral

Além dos principais tópicos, o Clero ficou inteirado sobre: o I Congresso Mariano Diocesano; o Congresso Mariano da Infância e Adolescência Missionária do Regional Leste 1; Seminário Santo Oscar Romero; Missão Diocesana e Romaria Diocesana do Regional Leste 1; Santo Terço pela Paz; Romaria Diocesana ao Santuário Nacional de Aparecida- SP (1º de junho às 9 horas) e a festa da padroeira Senhora Sant’Ana, no dia 26 de julho.