Dia Mundial das Comunicações é celebrado neste domingo (12)

Neste domingo, 12 de maio, a Igreja em todo o mundo celebra o 58º Dia Mundial das Comunicações Sociais. Na Diocese, uma Missa será dedicada aos trabalhos dos profissionais da área, às 9 horas, na Co-Catedral Nossa Senhora da Conceição, em Volta Redonda.

A celebração será presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Luiz Henrique, e contará com a presença de voluntários da Pastoral da Comunicação (Pascom).

O tema escolhido pelo Papa Francisco para este ano é “Inteligência artificial e sabedoria do coração: para uma comunicação plenamente humana”.

A Santa Missa terá transmissão da Rádio Sintonia do Vale e Redes Sociais da Diocese.

O Dia Mundial das Comunicações Sociais

A sua instituição ocorreu pelo Decreto Inter Mirifica, do Concílio Vaticano II, em seu número 18: “Para reforçar o variado apostolado da Igreja por intermédio dos meios de comunicação social celebre-se anualmente, nas dioceses do mundo inteiro, um dia dedicado a ensinar aos fiéis seus deveres no que diz respeito aos meios de comunicação, a se orar pela causa e a recolher fundos para as iniciativas da Igreja nesse setor, segundo as necessidades do mundo católico”.

No dia 7 de maio de 1967, domingo da Ascensão do Senhor, celebrou-se pela primeira vez, no mundo inteiro, o dia Mundial das Comunicações Sociais, com o Papa São Paulo VI, marcando a data em que seria celebrado a cada ano.

Mensagem do Papa Francisco

Confira a mensagem completa do Santo Padre aqui.