Paróquias São Sebastião celebram dia do padroeiro

No dia 20 de janeiro, a Igreja celebrou a memória de São Sebastião. Na Diocese, há três paróquias dedicadas ao santo, em Volta Redonda, em Barra Mansa e em Resende. O Bispo diocesano, Dom Luiz Henrique, presidiu a Santa Missa às 07h, em Volta Redonda, às 15h em Barra Mansa e em Porto Real às 19h30.

Na região Sul Fluminense, São Sebastião é um dos santos mais populares e que tem muitos devotos. Em sua homilia, Dom Luiz Henrique destacou o testemunho do mártir.  “É uma alegria muito grande poder celebrar com vocês esse dia importante para a querida cidade de Barra Mansa, que celebra seu padroeiro. São Sebastião, como podemos ver na região Sul Fluminense, é um santo que tem muitos devotos, um exemplo e testemunho de coragem, de fidelidade a Cristo Jesus. Um soldado romano, disciplinado em suas tarefas, se destacou em suas atribuições, tanto que fazia parte da guarda pessoal do imperador. No entanto, manteve-se muito íntegro e firme em sua fé, corajoso, não recuou diante das perseguições, mas invicto, sereno, proclamou com a sua vida o seu testemunho e com palavras o seu discipulado”.

Toda a Igreja é convidada a ter como inspiração o exemplo do santo, que deu sua vida ao testemunho de Cristo. “Somos chamados hoje a não recuar diante dos desafios que enfrentamos, mas, como São Sebastião, corajosos, firmes e convictos testemunhar o amor de Cristo no mundo de hoje”, pontuou Dom Luiz Henrique.

São Sebastião é o protetor contra a fome, guerras e epidemias. O Bispo diocesano falou sobre a pandemia e a intercessão do santo protetor.  “Como estamos num momento muito difícil para a humanidade, esperando em Deus o final desta pandemia, vamos pedir a intercessão de São Sebastião, para que superemos esse período; possa cessar esta pandemia. E que essa experiência desafiadora possa nos tornar mais fraternos, mais solidários pensando no bem dos irmãos”, concluiu.