Vicariatos de Volta Redonda e Barra Mansa são erigidos na Diocese

No último domingo (17) foram instituídos na Diocese os Vicariatos Episcopais Volta Redonda e Barra Mansa e a posse de seus respectivos Vigários Episcopais, Padre Juarez Sampaio e Padre José Arimateia de Souza. Em Volta Redonda, a Santa Missa aconteceu às 09h, na Co-Catedral de Nossa Senhora das Graças. Já em Barra Mansa, ocorreu às 19h, na Igreja São Sebastião. O Bispo diocesano, Dom Luiz Henrique, presidiu a Celebração Eucarística. Estiveram presentes o Bispo emérito, Dom João Maria Messi e os padres das paróquias que fazem parte dos Vicariatos.

Em sua homilia, Dom Luiz Henrique destacou o objetivo da ereção dos Vicariatos na Diocese. “Essas novidades em nossa Igreja diocesana, como a criação do Vicariato, é para que a gente viva a oração e a ação. Poderiam pensar por que o Bispo está nomeando esses Vigários Episcopais? mudando de região pastoral para Vicariato Episcopal, trata-se de uma novidade do Concílio Vaticano II. Para que o Bispo possa melhor cumprir sua missão como pastor próprio na vida da Igreja, unindo a si na sua tarefa, em profunda comunhão e unidade, alguns padres para colaborar com ele. O Vigário Episcopal, através do seu trabalho, irá dinamizar a pastoral de conjunto em seu Vicariato Episcopal e em algumas atribuições que são próprias do Bispo, ele delega para melhor atender o povo de Deus daquele Vicariato”, explicou.

Em suas palavras, o Vigário Episcopal de Volta Redonda, Padre Juarez Sampaio, pontuou que a oração caminhada lado a lado com a Igreja e seu trabalho. “Não existe pastoral, não existe missão eclesial sem oração. Então, que Deus abençoe a todos, rezem por nós. Quero estar no meio de vocês como aquele que serve, como diz Jesus. Conto com vocês e vocês podem contar comigo. Rezem por mim e pelos quatro Vigários Episcopais! Obrigado a todos pela presença. Vamos trabalhar com alegria para testemunhar o Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo no mundo!”, disse.

O Vigário Episcopal de Barra Mansa, Padre José de Arimateia, pediu aos fiéis que continuem rezando por ele e refletiu sobre o tema do Centenário diocesano. “Primeiro expressar a alegria e a gratidão por vivenciar este momento aqui na Diocese. Sempre lembrando o Centenário: memória, gratidão e missão. E fazer memória é lembrar que a Igreja é caminho, estamos a caminho, quantas histórias e pessoas deram a vida, testemunharam Jesus Cristo nesse regional, mas nós herdamos a grandeza, experiência, força e a fé de tantos irmãos e irmãs que nos antecederam, por isso o Centenário nos ajuda também a nessa configuração, agradecendo a Deus por esse caminho feito. Agradeço ao Dom Luiz pela confiança. Com muita alegria assumo esse compromisso, mas ciente das minhas limitações, mas sabendo das orações, da presença, da comunhão de vocês em nossas vidas e também em minha vida. Por isso, nesse momento é gratidão, nessa disposição de dizer diante de todos vocês: Eis-me aqui para servir. Que Deus abençoe esse novo momento de nosso regional e que possamos fazer a nossa vida cada vez mais parecida com o nosso mestre Jesus”, refletiu.

A partir de agora, a Diocese passa a ter quatro Vicariatos Episcopais: Volta Redonda, Barra Mansa, Resende e Barra do Piraí. Em sua homilia, o Bispo diocesano finalizou pedindo para que coloquem em oração a vinda de uma família contemplativa para a Diocese, sendo um meio de fortalecer cada vez mais a caminhada orante dessa Igreja particular. “No Evangelho vemos sobre os dois pilares da Igreja: ação e oração. Aqui a Diocese em seu centenário é riquíssima na ação, nos compromissos com a Evangelização com a pastoral, com o compromisso social e que continue assim. Mas, precisamos também da dimensão contemplativa em nossa Diocese. Vamos pedir a vocês para que rezem, para quem sabe termos aqui uma família contemplativa, um mosteiro, um convento. Peço a todos que rezem para que esse sonho concretize rádio. Maria é a parcela orante, Marta é a missionária evangelizadora. Ação e oração completam a missão”, concluiu.