Termina a 59ª Assembleia da CNBB com importantes decisões para a Igreja no Brasil

Entre os dias 28 de agosto a 2 de setembro, o episcopado brasileiro se reuniu no Santuário Nacional de Aparecida – São Paulo, para a 59ª Assembleia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

A Diocese de Barra do Piraí – Volta Redonda, esteve presente representada na Assembleia pelo Bispo Diocesano, Dom Luiz Henrique e pelo Bispo emérito, Dom Francisco Biasin (presidente da comissão para os Bispos eméritos).

O presidente da CNBB e Arcebispo de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, afirmou que a 59ª Assembleia Geral marcou a celebração dos 70 anos da CNBB, uma data importante para revisitar uma história de grande importância para a sociedade brasileira. “A comemoração foi ocasião também para a Igreja olhar a si mesma, revendo o passado, analisando o presente, planejando o futuro e reafirmando sua missão no Brasil”, disse Dom Walmor.

“Nestes dias tivemos intensas reflexões da caminhada da igreja no Brasil, realizando importantes votações. Destaco o Missal romano que com graças a Deus, após longos anos, o trabalho foi concluído. Outro ponto de unidade foram os momentos de convivência dos Bispos, a partilha, os desafios e as orações. O amor à Igreja e ao povo de Deus, foi um momento de graça para todos.”, pontuou o Bispo Diocesano, Dom Luiz Henrique.

Dom Francisco Biasin lembra que no Brasil, no total, são 157 Bispos eméritos. “Alguns estão em plena atividade, sem a responsabilidade da Diocese. A presença dos eméritos como anciãos na nossa igreja é uma presença preciosa. Temos mais tempo para orar, para escutar os irmãos e irmãs, aprofundar temas, pois muitos podem utilizar a internet. A preciosidade dos anciãos na sociedade e na Igreja, é sentida pelos Bispos eméritos como um dever de amor. Portanto, gostaríamos de interpretar também todos os anseios dos anciãos do nosso país, a fim de que possam viver dias seremos nesta etapa de transmissão de valores que farão o Brasil a sociedade do amanhã”, falou.

As votações durante a Assembleia

Uma das funções do Secretário-Geral da CNBB é, justamente, primar pelo andamento da Assembleia. Dom Joel Portella Amado, Bispo auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro, comentou sobre o andamento das atividades durante a semana.  “Conviver, rezar e votar” foram os verbos que caracterizam os cinco dias de convivência do episcopado. “Uma vez que tivemos cinco dias para votar dez assuntos, no mínimo e, cada um, algumas vezes, exigiu dos participantes dias de trabalho, com rigor, flexibilidade e muita unidade”, ressaltou.

Dom Joel enfatizou a alegria de perceber a unidade significativa do episcopado refletida no resultado das votações. De acordo com ele, dos 10 processos de votação, a maioria foi aprovado por unanimidade: “não somos iguais, pensamos diferente, temos posturas diferentes em relação às soluções concretas a serem buscadas, diferente na origem, na história, mas comungamos da mesma postura diante das preocupações em respeito a vida da Igreja e vivemos em comunhão”, afirma.

Principais decisões durante a Assembleia

Atualizações do Estatuto da CNBB

Terceira edição do Missal Romano - Atualização

Documento de Estudo – nº 144

Ministério do Catequista

A mensagem do Episcopado ao povo brasileiro

No último dia da Assembleia, sexta-feira, 2, os Bispos aprovaram uma mensagem ao povo brasileiro. Conforme o primeiro Vice-presidente da CNBB, Dom Jaime Spengler, Arcebispo de Porto Alegre, as alegrias e angústias do povo brasileiro são assumidas pelos Bispos do Brasil. “Optamos por divulgar uma mensagem ao nosso povo. Um texto sobre esse momento que estamos vivendo ser desafiador. O que nos move é o Evangelho. As alegrias, as angústias de nosso povo são as nossas. E os bispos trazem isso muito presente diante dos olhos e do coração”, revelou Dom Jaime.

Clique aqui para conferir a mensagem.

Carta ao Papa Francisco

Além da mensagem aos brasileiros, os bispos enviaram uma carta ao Papa Francisco. No documento, afirmaram que “Comunhão, participação e missão”, o mesmo tema do Sínodo dos Bispos de 2023 convocado pelo Santo Padre, constituem a inspiração e o critério das duas etapas da 59ª Assembleia Geral.

Confira a carta dirigida ao Papa aqui.

Coletiva de Imprensa – Balanço da Assembleia Geral

Na sexta-feira, 2 de setembro, aconteceu o balanço das atividades da Assembleia da CNBB. Através da presidência, um resumo das ações foi apresentado para a imprensa. Acompanhe!

70 anos da CNBB

Em outubro deste ano, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil completa 70 anos de fundação. Criada em 14 de outubro de 1952, a entidade, com seu compromisso de “servir sempre mais”.

A reunião de instalação da Conferência Episcopal foi realizada no palácio São Joaquim, no Rio de Janeiro, onde ocorreu também a eleição da comissão permanente encarregada de dirigir a entidade, constituída por Dom Alfredo Vicente Scherer, Dom Mário de Miranda Vilas Boas e Dom Antônio Morais de Almeida Júnior.

Dom Helder Câmara, então Bispo auxiliar do Rio de Janeiro e idealizador da conferência, foi designado secretário-geral, e o cardeal Carlos Carmelo de Vasconcelos Motta, então arcebispo de São Paulo, foi eleito o primeiro presidente da entidade, função que exerceu por dois mandatos.

Como parte das comemorações dos 70 anos da CNBB, a Rede Aparecida de Comunicação. A celebração aconteceu no Santuário Nacional e contou com homenagens e agradecimentos a todos os que fizeram parte da história da CNBB, com a exibição de vídeos e depoimentos de bispos e outros personagens.

Assista ao especial:

Confira os registros:

Assessoria de Comunicação - Diocese de Barra do Piraí - Volta Redonda.