SEMINÁRIO DIOCESANO SANTO OSCAR ROMERO INICIA ANO FORMATIVO E ANO ACADÊMICO COM RETIRO ESPIRITUAL

Pedimos a todos que rezem pelos seminaristas da nossa Diocese de Barra do Piraí-Volta Redonda.

O documento 110 da CNBB, Diretrizes para a Formação dos Presbíteros da Igreja no Brasil, afirma que "o processo do crescimento espiritual dos futuros presbíteros somente é possível pelo sincero e permanente esforço de conversão do coração, da capacidade de ler a vida e os fatos à luz da fé e, particularmente, à luz da caridade pastoral, para um dom total de si à Igreja segundo o desígnio de Deus". E acrescenta que um dos exercícios fundamentais para tal é a "realização dos exercícios espirituais anuais, sobretudo o retiro espiritual".

Fiel a esta prática o Seminário Diocesano, todo ano, proporciona aos seminaristas o Retiro Espiritual. Tempo de reflexão, direção espiritual, momento de silêncio, oração e intimidade com o Senhor. Oportunidade que propicia ao seminarista a prática da escuta profunda da voz do Senhor.

Neste ano de 2021, esse momento de Retiro Espiritual Anual dos Seminaristas, acontecerá entre os dias 02 a 05 de fevereiro, no Centro Pastoral Diocesano, em Arrozal. Tendo como Pregador o Padre Rafael Ferreira, Vigário Paroquial da Paróquia São Paulo Apóstolo, em Volta Redonda. Segundo o Padre Rafael, que será o orientador dos exercícios espirituais, ao longo dos dias de retiro, trabalhará temas específicos da espiritualidade cristã à luz da vida e do testemunho do Beato Charles de Foucauld. "Através da leitura e meditação da Palavra, da celebração diária da Missa e adoração eucarística e de outras práticas litúrgicas e devocionais, buscaremos o ânimo e as inspirações necessárias para mais um ano formativo, disse.

O objetivo do Retiro Espiritual é colaborar para que os seminaristas busquem uma espiritualidade mais profunda na vida de oração e contemplação dos mistérios de Deus, e também, de ajudá-los no discipulado e na configuração a Jesus. Daí a importância de boas formações para aqueles que se preparam para dedicar sua vida ao serviço no ministério presbiteral, futuramente. Durante o retiro, contamos com as orações do povo de Deus, por quem também estamos rezando, pedindo ao Senhor que envie santos operários para a sua messe, e a graça de acolher com docilidade o que será transmitido pelo pregador e pelas leituras bíblicas que nos guiarão.

Rezemos todos os dias pelas vocações, e de modo especial, pelos nossos seminaristas, para que continuem a ouvir a voz do Senhor e a segui-lo com coragem e alegria, deixando-se ser moldados pela sua Santa Palavra. Preparando-se assim, para serem futuros Padres, segundo o Coração do Mestre Jesus.

Padre Carlos Alberto Júnior, Reitor do Seminário Diocesano Santo Oscar Romero.