Regional Leste I encerra Visita Ad Limina Apostolorum

Nesta sexta-feira, 8, foi encerrada a Visita Ad Limina Apostolorum dos Bispos do Regional Leste I.

Os últimos compromissos do Episcopado Regional aconteceram nos Dicastérios para a ‘Causa dos Santos’ e ‘Evangelização’. O dia terminou com a Santa Missa na Basílica Papal de São Paulo, fora dos muros do Vaticano. A celebração foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Niterói e presidente do Regional Leste I da CNBB, Dom José Francisco Rezende Dias.

Fora cinco dias intensos de trabalho, oração e fraternidade que se iniciaram com a celebração da eucaristia na cripta da basílica vaticana de São Pedro e o encontro com o Papa Francisco e conclui-se, providencialmente, com a visita ao Dicastério para a Evangelização e a missa na Basílica dedicada ao Apóstolo dos Gentios. Curiosamente a abadia recebe este nome por ser construída fora dos Muros Aurelianos que protegiam a antiga cidade de Roma. De beleza exuberante, a igreja foi erguida sobre o que a Tradição conta ter sido o local onde São Paulo foi sepultado. Com as Basílicas de São Pedro, São João de Latrão e Santa Maria Maior é uma das quatro Basílicas Papais de Roma.

Dicastério da Causa dos Santos

Conforme explica o Vaticano, o Papa Sixto V criou a Sagrada Congregação dos Ritos e lhe confiou a tarefa de regular o exercício do culto divino e de estudar as causas dos santos, por meio da Constituição “Immensa Aeterni Dei” do dia 22 de janeiro de 1588. Paulo VI, com a Constituição Apostólica “Sacra Rituum Congregatio” do 8 de maio de 1969, dividiu a Congregação dos Ritos, criando assim duas Congregações, uma para o Culto Divino e outra para as Causas dos Santos.

Com a mesma Constituição de 1969, a nova Congregação para as Causas dos Santos teve a sua própria estrutura, organizada em três departamentos: o Judicial, o do Promotor Geral da Fé e o histórico-jurídico, a qual é a continuação da Secção Histórica criada pelo Papa Pio XI no dia 6 de fevereiro de 1930. Atualmente, o Prefeito do Dicastério é o Cardeal Marcello Semeraro.

Dicastério para a Evangelização

“O Dicastério para a Evangelização, lê-se nos números 53 e 54 da Constituição Apostólica Praedicate Evangelium, está a serviço da obra de evangelização para que Cristo, luz dos povos, seja conhecido e testemunhado por palavras e obras e para que seu Corpo Místico, sendo a Igreja, possa ser edificado. O Dicastério é competente para as questões fundamentais da evangelização no mundo e para a instituição, acompanhamento e apoio das novas Igrejas particulares, salvo a competência do Dicastério para as Igrejas Orientais”.

Este Dicastério, afirma-se, “é presidido diretamente pelo Romano Pontífice, o Papa”. Compõe-se de duas seções, cada uma das quais “é dirigida em seu nome e por sua autoridade por um Pró-Prefeito”. Uma das duas Seções ocupa-se das “questões fundamentais da evangelização no mundo” e a outra da “primeira evangelização e das novas Igrejas particulares nos territórios de sua competência” como afirma a Santa Sé. Os Bispos do Leste I foram recebidos pelo Cardeal Pró-Prefeito do organismo da Sé Apostólica, o Cardeal Rino Fisichella.

Santa Missa na Basílica Papal de São Paulo

No período da tarde, Dia de Nossa Senhora do Rosário, o Arcebispo Metropolitano de Niterói e Presidente do Regional Leste I da CNBB, Dom José Francisco Rezende Dias, presidiu a Santa Missa na Basílica Papal de São Paulo Fora dos Muros, encerrando assim a Visita Ad Limina Apostolorum dos Bispos do Estado do Rio de Janeiro.