Missa em memória ao terceiro incêndio da Matriz de Resende acontece no próximo domingo

No próximo domingo, 16, às 9 horas, acontecerá a Santa Missa do Vicariato de Resende, em memória ao terceiro incêndio e a reconstrução da Matriz Nossa Senhora da Conceição. A celebração ocorre em ação ao Centenário da Diocese de Barra do Piraí – Volta Redonda.

Tombada pela Prefeitura Municipal por sua importância histórica, cultural e religiosa, a Igreja está localizada no centro, na Praça Oliveira Botelho. Sua construção iniciou-se em 1812, finalizada gradualmente, não existindo uma data precisa. Sem ajuda oficial, (o que causou a lenta construção), a obra foi realizada por meio de uma subscrição (doações de serviços) por parte da comunidade local. Dois incêndios marcaram a história da Igreja, um em 1874 e o segundo no ano de 1945. Graças a colaboração de toda sociedade, em 1947, a reconstrução do templo foi fundamentada.

“Um dos objetivos das cerimônias é o resgate de um fato histórico e de relevância para a comunidade local. A promoção da Missa é uma das programações de engajamento para a festa do Centenário da Diocese que acontece no dia 4 de dezembro, na Ilha São João, em Volta Redonda”, contou o Coordenador Diocesano de Pastoral, padre Paulo Sérgio Almeida.

O Vigário Episcopal de Resende, Padre Paulo Sérgio Nogueira, relembra que através da luta e do engajamento do povo da região, a Igreja Matriz foi reconstruída. “Esse é um momento para podermos render graças ao Senhor pela unidade do nosso povo na reconstrução do templo. Irmãos e Irmãs de Fé que batalharam para este momento, rezemos por todos”, disse o Vigário.

Pré-DNJ

Promovendo o protagonismo do jovem na    Diocese, o Vicariato de Resende irá realizar o Pré Dia Nacional da Juventude. A partir das 7 da manhã, os jovens terão um momento de partilha com Dom Luiz Henrique.