Morre aos 95 anos o Papa Emérito Bento XVI

Joseph Aloisius Ratzinger, o Papa Emérito Bento XVI, morreu neste sábado, 31 de dezembro, no Mosteiro Mater Ecclesiae, nos Jardins do Vaticano. Durante a Audiência Geral, na última quarta-feira, 28, o Papa Francisco pediu aos fiéis uma "oração especial" por seu antecessor de 95 anos.

Bento XVI, 225° Papa, foi eleito em 19 de abril de 2005, após a morte do Papa São João Paulo II, assumindo a Cátedra de Pedro aos 78 anos. Seu Pontificado durou, aproximadamente, 7 anos e 10 meses, pois em 11 de fevereiro de 2013, anunciou sua renúncia, fato que só havia acontecido em 1415, com o Papa Gregório XII.

Bento XVI – Relação com a Diocese de Barra do Piraí – Volta Redonda

Foi Durante o Pontificado de Bento XVI que um dos nossos Bispos Eméritos, Dom Francisco Biasin, em 2011, assumiu o Governo Pastoral. Bento XVI em 2012, elegeu Dom Luiz Henrique como Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro. A ordenação episcopal aconteceu em maio do mesmo ano, na Catedral da referida Arquidiocese. “Agradeço ao Papa Bento XVI pela confiança depositada em mim, nomeando-me como Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro”, revelou recentemente Dom Luiz Henrique.

O Bispo relembra alguns momentos com o Papa, “estive com Bento XVI por ocasião do encontro dos novos Bispos. Chamou-me a atenção, sua simplicidade e ternura, mesmo sendo uma saudação breve. Ficou marcada em minha memória este momento especial”, contou o Bispo.

Trajetória de Joseph Ratzinger

Bento XVI nasceu em Marktl am Inn, município do estado da Baviéra, na Alemanha, e cresceu durante o período em que o regime nazista ganhou força na região. Ratzinger tem extensa carreira como estudioso das doutrinas católicas, tendo lecionado teologia e dogmática em diversas universidades, principalmente na Alemanha.

Em 1951, foi ordenado Sacerdote e, em 25 de março de 1977, o Papa São Paulo VI nomeou-o Arcebispo de Monique e Frisinga. Recebeu a Ordenação Episcopal no dia 28 de maio do mesmo ano. Seu lema Episcopal é "Colaboradores da Verdade". No mesmo ano, o Papa Montini criou-o Cardeal, do Título de Santa Maria Consoladora no Tiburtino, no Consistório de 27 de junho de 1977.

Na Cúria Romana, Ratzinger atuou como Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé e Presidente da Pontifícia Comissão Bíblica e da Comissão Teológica Internacional. Em 1978 participou do conclave que elegeu o papa João Paulo I (1978), e do conclave que elegeu o papa João Paulo II (1978-2005).

Eleição – Conclave de 2005

Em 2 de abril de 2005, após a morte de São João Paulo II, o Colégio de Cardeais se reuniu em um conclave para eleger o novo Papa. Foram necessárias 4 votações entre os dias 18 e 19 de abril. No dia 19, Joseph Aloisius Ratzinger foi eleito como o novo Papa.

Papa Bento XVI

Sua contribuição marcou a trajetória da Igreja nos ensinamentos transmitidos ao mundo. Durante o seu pontificado, Bento XVI realizou mais de 30 viagens Apostólicas, ordenou mais de 22 Bispos e criou mais de 90 cardeais nos Consistórios de 2006, 2007, 2010 e 2012. Participou da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), nos anos de 2005 (Colônia, Alemanha), 2008 (Sydney, Austrália) e 2011 (Madrid, Espanha).

Ratzinger é considerado um intelectual da Doutrina Católica. Em seu vasto currículo, conta-se mais de 5 doutorados e diversos livros publicados, entre eles, a primeira encíclica, "Deus Caritas Est", e "Jesus de Nazaré". No total, são mais de 600 títulos.

Viagem ao Brasil

No ano de 2007, Bento XVI visitou o Brasil, entre os dias 9 e 13 de abril, durante a 5ª Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe, em Aparecida, no interior de São Paulo. Neste período, Frei Galvão foi canonizado, tornando-se Santo Antônio de Sant’Anna Galvão, o primeiro santo nascido no Brasil.

O Legado de Bento XVI

Dom Luiz Henrique destaca o legado do Papa Emérito Bento XVI, ao longo de sua trajetória como Bispo, Cardeal e, por fim, no Ministério Petrino. “Podemos dizer que o Papa Bento nos deixa um legado teológico e espiritual riquíssimo. Ainda muitas gerações poderão usufruir de sua produção teológica indiscutivelmente preciosa para a Igreja, especialmente, após o Concílio Vaticano II, já que Bento XVI muito contribuiu para uma autêntica receptividade conciliar com suas reflexões mais do que oportunas sobre a hermenêutica da continuidade no que se referia a interpretação do concílio e não de ruptura”, finalizou o Bispo Diocesano, Dom Luiz Henrique.

O Velório

O corpo do Papa Emérito estará na Basílica de São Pedro para a saudação dos fiéis a partir de segunda-feira, 2 de janeiro. O funeral será na quinta-feira, 5 de janeiro, às 9h30 locais na Praça São Pedro, presidido pelo Papa Francisco.