Igreja celebra Domingo da Palavra de Deus

Neste domingo, 22, Terceiro do Tempo Comum, a Igreja Católica Celebra o “Domingo da Palavra de Deus”. A data foi instituída pelo Papa Francisco, em 2019, para dedicar à celebração, reflexão e divulgação da Palavra.

Esse dia foi instituído pelo Papa Francisco na Carta Apostólica sob forma de Motu Proprio “Aperuit Illis”, em setembro de 2019. “Portanto, estabeleço que o 3º Domingo do Tempo Comum seja dedicado à celebração, reflexão e divulgação da Palavra de Deus”. O lema proposto para 2023 foi retirado do Evangelho de João: “Nós vos anunciamos o que vimos” (1 Jo 1,3).

O Santo Padre explica que a dedicação de um domingo à Palavra de Deus faz a Igreja reviver o gesto do Ressuscitado “que abre, também para nós, o tesouro da sua Palavra” para podermos ser mensageiros desta riqueza que não se acaba. “Possa o domingo dedicado à Palavra fazer crescer no povo de Deus uma religiosa e assídua familiaridade com as Sagradas Escrituras, tal como ensinava o autor sagrado já nos tempos antigos: esta palavra ‘está muito perto de ti, na tua boca e no teu coração, para a praticares’ (Dt 30,14)”.

O Dicastério para a Evangelização emitiu um comunicado à imprensa sobre a celebração deste Domingo da Palavra. “Às 9h30 de 22 de janeiro, o Papa presidirá a celebração da Eucaristia na Basílica de São Pedro e, posteriormente, visando reavivar a responsabilidade que os fiéis têm no conhecimento da Sagrada Escritura, entregará aos presentes o Evangelho de Mateus”.