Diocese participe de reunião no Regional sobre respostas solidárias as emergências climáticas

Representantes das Dioceses da Província Eclesiástica de São Sebastião do Rio de Janeiro reuniram-se no Edifício São João Paulo II, no bairro da Glória, Rio de Janeiro, na última segunda-feira, 22 de abril. O objetivo do encontro foi articular uma resposta solidária as emergências climáticas que têm afetado a região recentemente.

O Cardeal Orani João Tempesta, Arcebispo do Rio de Janeiro e metropolita da província, liderou a reunião, que contou com a presença de Dom Gilson Andrade, Bispo de Nova Iguaçu e presidente do Regional Leste 1 – CNBB, além de outros Bispos e representantes dos setores sociais das Dioceses.

Representando a Diocese de Barra do Piraí - Volta Redonda, estiveram presentes o Vigário Episcopal para a Promoção da Dignidade Humana e Ambiental, Padre Juarez Sampaio e a responsável pelas Pastorais Sociais da Diocese, Clemilde Dalbone.

Durante a reunião, foram discutidos os desafios enfrentados devido aos eventos climáticos extremos, como enchentes, deslizamentos de terra e ondas de calor, que têm causado danos às comunidades locais e à infraestrutura das nossas cidades.

Os participantes destacaram a importância de ações preventivas, como educação ambiental, uso sustentável dos recursos naturais e apoio às comunidades vulneráveis na adaptação às mudanças climáticas.

A união das dioceses da Província Eclesiástica de São Sebastião reflete o compromisso comum de enfrentar as urgências climáticas e promover a justiça ambiental para o bem-estar das gerações presentes e futuras como vem destacando insistentemente o Papa Francisco.