Seminaristas Diocesanos participam de Retiro em Arrozal

Entre os dias 30 de janeiro e 3 de fevereiro, os Seminaristas da Diocese de Barra do Piraí-Volta Redonda, participaram do Retiro anual, no Centro Pastoral Diocesano, em Arrozal, Piraí.

Neste ano, o pregador do Retiro foi o Padre Gaspar Pelegrini, Pároco da Paróquia Santa Teresinha, em Santanésia. Também esteve presente, o Padre Sérgio Brandão, Reitor do Seminário Santo Oscar Romero.

A Santa Missa de encerramento do Retiro foi presidida pelo Bispo Diocesano Dom Luiz Henrique. Durante a homilia, Dom Luiz Henrique encorajou a caminhada dos 24 Seminaristas presentes. “Diante de um mundo marcado por desafios, somos chamados a ser a voz destoante e corajosa diante dos irmãos, sempre realçando a verdade de Cristo, comprometidos com a vida. Que a graça de Deus nos sustente e nos ajude a sermos testemunhos vivos com a missão de Evangelizar”, disse o Bispo.

Segundo o Padre Gaspar Pelegrini, Assessor do Retiro, os momentos de reflexão foram norteados pelos desertos e montes bíblicos, meditando as diversas passagens bíblicas onde Deus agiu na história. “Ressalto o deserto do Êxodo, de João Batista, de Paulo e, do próprio Jesus Cristo. Na sequência, visitamos os montes de Sinai, Carmelo, Tabor e Sião”, explicou o Padre.

“A finalidade do Retiro é uma provisão espiritual para o ano e, também, de uma profunda renovação na caminhada de fé. Portanto, creio que a meditação destes momentos bíblicos é um fator de restauração de nossa entrega a Deus”, completou o Padre Gaspar.

Para o seminarista Alexandre Gil, o Retiro é um momento de renovação da espiritualidade e dos votos vocacionais. “Cada experiência nos fortalece na caminhada, abastecendo nossos corações para a continuidade nas ações pastorais e acadêmicas. Da mesma forma, é um encontro de comunidade e fraternidade onde, no retorno das férias, reencontramos nossos irmãos de Seminário, tendo todos juntos, uma experiência orante”, revelou o Seminarista.