Diocese recebe relíquia de 1° grau de São Francisco de Assis

Entre os dias 23 e 26 de fevereiro, a Diocese de Barra do Piraí – Volta Redonda recebeu a Relíquia de São Francisco de Assis. Trata-se de um pedaço do osso do fêmur de um dos Santos com mais fiéis da Igreja Católica no mundo.

Foram contemplados com a vista, os 4 vicariatos da Diocese (Barra Mansa, Barra do Piraí, Resende e Volta Redonda). A organização da peregrinação foi da Fraternidade Santo Antônio dos Pobres.

A ação acontece em celebração aos 800 anos da Ordem Franciscana Secular (OFS). Conforme a Ordem Franciscana, a imagem foi um presente da Cúria Geral dos Frades Menores Capuchinhos e a relíquia, foi ofertada pela Cúria Geral dos Frades Menores Conventuais, sendo as duas, de Assis, Itália.

Durante o ano de 2015, a peregrinação da Relíquia começou no Brasil e tinha previsão de conclusão para 2021, ano Jubilar. Por conta da pandemia, a ação foi cancelada e retomada em março de 2022.

“A relíquia nos traz um valor espiritual querendo, simultaneamente, recordar nossa finitude. Ela também engrandece nossa dignidade como filhos de Deus. Portanto, esse valor auxilia na trajetória de nossa vida em busca da santidade celebrando a vinda da relíquia”, disse Edson Prado de Almeida, membro da Fraternidade de São Francisco, em Volta Redonda.

Dom Luiz Henrique comenta sobre a Relíquia de São Francisco de Assis

Nos alegramos em acolher as relíquias de um dos santos mais amados no mundo inteiro, São Francisco de Assis, que nos deixou um grande exemplo de despojamento, obediência aos pastores, amor à Igreja e fidelidade a Cristo Jesus. Ele também nos ensina a respeitar a natureza e buscar o bem, renunciando a si mesmo.

Estamos no período quaresmal. São Francisco levava muito a sério o caminho da renúncia e penitência, como também, cuidado com os pobres. A Campanha da Fraternidade justamente nos faz refletir sobre a importância da partilha e solidariedade através do lema bíblico escolhido “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt14,16) e tema “Fraternidade e Fome”.

Para nossa Diocese foi um momento de grande graça. Que São Francisco de Assis interceda por nós junto a Deus e nos encoraje, cada um com sua vocação específica, a vier nossa fé cristã com autenticidade.

Diocese de Valença

Ao final da peregrinação, a Relíquia de São Francisco de Assis foi enviada para a Diocese de Valença/RJ.