Diocese implementa programa de Estágio para seminaristas na Cúria

Visando o compreendimento administrativo, a Diocese de Barra do Piraí – Volta Redonda, iniciou nesta manhã, 8, o Programa de Estágio para os Seminaristas que concluíram o período de formação acadêmica.

Durante cerca de 3 meses, os seminaristas passarão por todos os setores da Cúria Diocesana, compreendendo o funcionamento administrativo e técnico dos ambientes organizacionais.

A ideia do programa de estágio aconteceu durante reuniões do ‘Conselho de Ordem e Ministério’, que tem como umas das funções, conforme o direito canônico, “ajudar o Bispo no governo da Diocese, de modo a se promover ao máximo o bem pastoral da porção do Povo de Deus que lhe foi confiada”. Uma das ações do Conselho é a formação dos futuros presbíteros e diáconos.

Em seguida, cada setor da Administração Diocesana colaborou com a elaboração do Plano de Estágio dos Seminaristas. O primeiro a iniciar os trabalhos foi o Seminarista Diego Oliveira. Ele será ordenado diácono no dia 25 de março, às 15 horas, na Igreja São Sebastião, em Volta Redonda.

Segundo o Vigário Geral, Monsenhor Alércio de Carvalho, o objetivo do projeto é inserir o seminarista, antes de sua ordenação presbiteral, na Gestão Eclesial. “Essa é uma forma de apresentar aos candidatos, a realidade de trabalho dos setores e como é a dinâmica dos funcionários da Cúria Diocesana a serviço do povo de Deus. Além disso, fortalecem os laços de relacionamento, promovendo a comunhão e a sensibilidade pastoral”, revelou o Vigário Geral.

“Para todos nós, a fé na Trindade e sua ação na Igreja é essencial, todavia, não podemos nos esquecer que a Igreja de Jesus Cristo está inserida em uma sociedade e cultura. É preciso ter consciência que para o mundo civil, a Igreja é uma instituição que precisa respeitar regras e leis específicas. Estar em um ambiente que, simultaneamente, é pastoral, mas também institucional, nos ajuda a compreender e aprender como se portar ante as exigências do mundo. É preciso conhecer todos os setores internos da Cúria Diocesana, bem como saber a quem recorrer diante de algumas questões que poderão vir a se apresentar na missão do presbítero em sua paróquia. Sair da teoria para prática, uma transição importante para nós”, disse o Seminarista Diego Oliveira.