Assembleia Diocesana Pastoral é realizada no final de semana

Entre os dias 10 e 11 de março, a Diocese de Barra do Piraí – Volta Redonda realiza a Assembleia Diocesana de Pastoral, no Centro Pastoral Diocesano, em Arrozal, Piraí. Mais de 120 fiéis dos 4 Vicariatos já estão inscritos para participar do evento.

Durante os 2 dias de trabalhos, o Bispo Diocesano, Presbíteros, Diáconos, Religiosos, Seminaristas, Leigos e Leigas, participarão de debates a partir de uma programação prévia, sobre a ação evangelizadora da Diocese, estudos sobre os mais variados temas e a avaliação dos trabalhos nos últimos anos.

O que é uma Assembleia Diocesana de Pastoral?

Um instrumento de participação e comunhão entre os membros dos diversos setores, pastorais e movimentos da Diocese. Durante o encontro, são avaliadas e discutidas ações nos âmbitos da evangelização e compromissos da Igreja particular.

Atribuições da Assembleia Diocesana

Avaliar e planejar a ação evangelizadora da Diocese;

Celebrar e promover a unidade, a comunhão e participação da Igreja;

Estabelecer diretrizes e determinações necessárias para a vida da Igreja na Evangelização e Missão;

Refletir sobre os desafios da realidade, à Evangelização e Missão de Igreja, para o anúncio, testemunho e compromisso com o valor e a dignidade da pessoa humana e a promoção da justiça na sociedade.

Segundo o coordenador Diocesano de Pastoral, Padre Paulo Sérgio Almeida, uma das ações desta Assembleia será a projeção dos caminhos pastorais da Diocese neste ano.

“Vamos retomar o documento das Diretrizes da Ação evangelizadora à luz do Sínodo dos Bispos, convocado pelo Papa Francisco. Discutiremos o Ano Vocacional e o Centenário de Dom Waldyr Calheiros Novaes. Além disso, a assembleia e a Carta Pastoral de Dom Luiz Henrique, lançada no dia 4 de dezembro de 2022, irão projetar os caminhos pastorais da Diocese”, disse o Coordenador Diocesano.