Debate sobre o regimento interno da CNBB marca o segundo dia de Assembleia Geral

Dando prosseguimento a Assembleia Geral dos Bispos, o segundo dia, realizado nesta quinta-feira, 20, debateu as atualizações feitas no regimento interno da entidade. O Novo Estatuto da CNBB foi aprovado no dia 8 de dezembro de 2022.

No período da manhã, os Bispos apreciaram e apontaram acréscimos no texto em vista da aprovação da versão final do documento. Segundo a validação do ano passado, o regimento necessita ser “revisto, adequando-se às novas normas estatutárias, no prazo de um ano a partir de sua entrada em vigor”. Após a aprovação na Assembleia, a presidência promulgou o novo regimento interno sem a necessidade de enviar o documento para a validação da Santa Sé.

O período da manhã também foi marcado pela apresentação da Comissão Episcopal de Liturgia e da Doutrina da Fé. Ambas apresentaram suas atividades e contribuições para a Igreja no Brasil. Um dos temas importantes, a atualização das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE) e a tradução brasileira da terceira edição típica do Missal Romano aprovada pela Santa Sé.

Segundo o Bispo Paranaguá, no Paraná, e presidente da Comissão para a Liturgia, Dom Edmar Peron, as Igrejas terão um período de ajuste para a implementação da terceira edição do missal. “O uso dos textos da terceira edição serão facultativos até o primeiro domingo do Advento e depois será obrigatório”, disse.

Curiosidade - Terceira Edição Típica do Missal Romano

A Terceira Edição Típica do Missal Romano foi aprovada pelos bispos durante a 59ª Assembleia Geral da CNBB e encaminhada ao Dicastério para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos em dezembro de 2022. A confirmação da Santa Sé foi publicada em 17 de março deste ano, após um período de estudos que se estendeu por 19 anos.

Coletiva de Imprensa – 2º dia

A coletiva de imprensa no segundo dia contou com a presença dos Bispos, Dom Leomar Antônio Brustolin, Arcebispo de Santa Maria (RS), Dom Edmar Peron, Bispo de Paranaguá (PR), Dom Pedro Cipollini, Bispo de Santo André (SP).

Dom Luiz Henrique - 2° Dia da Assembleia Geral da CNBB

Fotos: Comunicação 60ª AG CNBB - Victória Holzbach/CNBB Sul 3