Terceiro dia da Assembleia: Bispos debatem o Sínodo e as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora

Nesta sexta-feira, 21, a Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) completa seu terceiro dia. O tema de destaque foi a metodologia de escuta que será empregada para atualizar as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE), tendo como referência o processo do Sínodo dos Bispos (2021-2024).

Em 2022, na 59ª Assembleia Geral, realizada em agosto, os Bispos decidiram não aprovar as novas diretrizes nesta atual discussão, mas atualizá-las após a conclusão do processo do Sínodo. Até lá, as atuais diretrizes continuam válidas orientando a caminhada eclesial da Igreja no Brasil.

Durante o dia, o Episcopado brasileiro estudou as etapas nacionais e latino-americana do Sínodo (2021 – 2024). Os resultados do 18º Congresso Eucarístico Nacional, realizado em novembro de 2022, em Recife, Pernambuco foram apresentados. Ao final, os Bispos também pautaram o Jubileu da Redenção 2033.

Sínodo (2021 – 2024)

A assessora para a Comissão Bíblico-Catequética da CNBB e representante da Equipe de Animação do Sínodo no Brasil, Mariana Venâncio, apresentou o caminho percorrido pela Igreja no Brasil e o trabalho realizado de dinamização e assessorias para a realização da etapa diocesana, elaboração da Síntese Nacional, feita a partir das sínteses diocesanas, que foi entregue em 15 de agosto de 2022 à Secretaria Geral do Sínodo. Posteriormente, foi essa equipe que organizou a participação brasileira na Etapa Continental, incluindo uma nova escuta às dioceses e nova síntese.

Como foi lembrado, o Sínodo 2021-2024 foi iniciado com a Fase Diocesana, realizada entre outubro de 2021 e agosto de 2022, dando passo à Etapa Continental, que foi encerrada em 31 de março. Com o resultado das assembleias continentais será elaborado o Instrumento de Trabalho para a primeira sessão da Assembleia Sinodal a ser realizada de 4 a 29 de outubro de 2023, que está sendo produzido e deve ficar pronto no final do mês de maio. Os bispos representantes da CNBB serão eleitos nesta 60ª Assembleia Geral. Um processo que em outubro de 2024 terá sua segunda sessão da Assembleia Sinodal.

Acordo Brasil-Santa Sé

O Acordo Brasil - Santa Sé foi celebrado em 2008, ou seja assinado entre as duas partes – Santa Sé e o Governo Brasileiro, no Vaticano, e tornado lei mediante a sua assinatura no Congresso. Ele está em vigor desde 2009 e é valido em todo o território nacional.

Segundo o Arcebispo de São Paulo e representante da CNBB no Conselho Episcopal Latino Americano, cardeal Odilo Pedro Scherer, no acordo estão contempladas questões de interesse da Igreja Católica no e do Estado brasileiro. “O Acordo é o reconhecimento da presença da Igreja no Brasil como instituição pública”, comentou Dom Odilo.

“O acordo estabelece o respeito à instituição; à cooperação nos vários campos, a maneira de reconhecer autoridades, por isso no documento o Estado brasileiro reconhece o Código de Direito Canônico, e assim, várias outras questões”, finalizou o Cardeal.

Coletiva de imprensa – 3º dia

A coletiva de imprensa do segundo dia da Assembleia Geral contou com a presença do Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo (SP), que falou sobre o acordo diplomático “Brasil-Santa Sé” e Dom Ricardo Hoepers, Bispo de Rio Grande (RS), apresentando as atualizações do Sínodo sobre a Sinodalidade.

Fotos: Comunicação 60ª AG CNBB - Victória Holzbach/CNBB Sul 3