Projeto Comunhão e Partilha e JMJ 2023 são destaques do quarto dia da Assembleia Geral

Neste sábado, 22 de abril, o quarto dia da 60ª Assembleia Geral da CNBB foi dedicada a Comissão Especial de Comunhão e Partilha, que compartilhou informações sobre um projeto de arrecadação e distribuição de recursos que visa apoiar a formação de seminaristas de filosofia e teologia nas Dioceses mais carentes do Brasil.

O projeto é financiado mediante uma oferta de 1% da renda ordinária fixa proveniente de todas as Arquidioceses, Dioceses e Prelazias do país. Em 2022, foram investidos mais de 273 mil reais mensalmente no programa, beneficiando 291 seminaristas de 35 Dioceses diferentes.

Além disso, o Episcopado discutiu atualizações sobre a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2023, que acontecerá em Lisboa, Portugal, entre os dias 1 e 6 de agosto e contará com a participação de mais de 200 mil jovens de todo o mundo.

O último trabalho do dia foi uma apresentação do relatório da Fundação Pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre (ACN), sobre igrejas perseguidas, bem como, uma mensagem em vídeo do Bispo Auxiliar de Mai-Du-Guri, na Nigéria, Dom John Bogna Bakeni, onde os cristãos católicos enfrentam perseguição.

JMJ 2023

A assessora da comissão, irmã Valéria Andrade Leal, destacou que a jornada é o principal evento católico do mundo e por isso o Vaticano tem um apreço especial por ele, incentivando a participação de jovens do mundo todo. Até agora, do Brasil se inscreverem 23 bispos, 161 voluntários, 12.269 peregrinos e 111 pessoas para o Festival Vocacional.

Para os jovens que não irão para a JMJ, a comissão incentiva iniciativas nas dioceses de unidade em torno do evento e do Papa. “Sabemos que pouquíssimas pessoas vão para a jornada. Por isso pensamos em criar espaços de comunhão e de formação integral nas dioceses”, explicou.

Para os dias de jornada, os jovens que não irão a Lisboa terão um subsídio preparado pela coordenação nacional e a equipe de comunicação dos Jovens Conectados para vivência da JMJ nas dioceses em três dias: um dia da reconciliação, com via sacra; um dia mariano; e um dia missionário, com missa de envio e ação concreta. O material ainda será divulgado.

Ajuda à Igreja que Sofre (ACN)

Confira o depoimento do Bispo da Diocese de Maiduguri, na Nigéria, Dom John Bogna Bakeni sobre o processo de perseguição aos Cristãos pelo Boko Haram, pelos terroristas do grupo Estado Islâmico, pelos pastores nômades fulani, ambas organizações islâmicas, empenhadas em estabelecer um califado e governo islâmico na Nigéria.