Encerrada 60ª Assembleia Geral com posse da nova presidência da CNBB

A nova presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) tomou posse nesta sexta-feira, 28, durante a celebração de encerramento da 60ª Assembleia Geral da conferência. Também foram empossados os presidentes das 12 Comissões Episcopais permanentes.

O Arcebispo de Belo Horizonte, Minas Gerais, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, que encerrou seu mandato de presidente da CNBB, iniciou a celebração. Ao Arcebispo de Porto Alegre e novo presidente da CNBB, Dom Jaime Spengler, Dom Walmor ofereceu uma palavra de proximidade e entregou de forma simbólica o estatuto e o regimento da conferência.

“Dom Jaime, agora é sua vez de conduzir a barca nessa travessia sempre muito exigente que nós fazemos por amor, como Igreja, à tarefa de anunciar o Evangelho de Jesus. Conte com nosso apoio, nossa presença, nossa oração e nossa comunhão”, disse Dom Walmor

Dom Jaime agradeceu à presidência que concluiu o mandato, da qual foi primeiro vice-presidente, ressaltando a oportunidade de aprendizado com os demais membros e o desejo de continuar desenvolvendo o que foi aprendido no quadriênio. Também agradeceu ao plenário pela confiança depositada.

“Certamente é uma missão que nos desafia e muito: a complexidade do tempo, a cultura na qual nos encontramos, o momento eclesial que nós vivemos exigem de nós muita oração, muito diálogo, capacidade de promover aquilo que o Papa está pedindo de nós – discernimento em vista de uma Igreja verdadeiramente mais participativa, mais comunhão, mais missionária”, finalizou Dom Jaime.

60ª Assembleia dos Bispos do Brasil

A 60ª Assembleia Geral da CNBB foi realizada no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida (SP), entre os dias 19 e 28 de abril. Estiveram reunidos 326 Bispos, entre titulares e Eméritos, além dos Administradores Apostólicos e Diocesanos e os monsenhores que ainda serão ordenados Bispos, num total de 342 participantes.

Também participaram assessores e representantes de organismos do povo de Deus. O grupo de colaboradores que prestou assistência nos diversos serviços durante a assembleia, composto pelas equipes da CNBB e do Santuário Nacional de Aparecida, recebeu os agradecimentos dos Bispos.

O último dia da 60ª Assembleia Geral da CNBB também foi marcado pela escolha dos indicados do episcopado brasileiro ao Sínodo sobre a Sinodalidade. Foram eleitos nomes de cinco representantes e três suplentes que foram submetidos à aprovação do Papa Francisco e serão divulgados posteriormente.

Conheça a presidência da CNBB e os presidentes das Comissões

Dom Jaime Spengler, Arcebispo de Porto Alegre (RS) - Presidente da CNBB.

Dom João Justino de Medeiros Silva, Arcebispo de Goiânia (GO) - Primeiro Vice-presidente da CNBB.

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, Bispo de Garanhuns (PE) - Segundo vice-presidente da CNBB.

Dom Ricardo Hoepers, Bispo de Rio Grande (RS) - Secretário-geral.

Dom Ângelo Ademir Mezzari, Bispo auxiliar de São Paulo (SP) - Presidente da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada.

Dom Giovane Pereira de Melo, Bispo de Araguaína (TO) - Presidente da Comissão Episcopal para o Laicato.

Dom Maurício Silva Jardim, Bispo de Rondonópolis-Guiratinga (MT) - Presidente da Comissão Episcopal para a Ação Missionária e a Cooperação Intereclesial.

Dom Leomar Antônio Brustolin, Arcebispo de Santa Maria (RS) - Presidente da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética.

Dom Joel Portella Amado, Bispo auxiliar da arquidiocese do Rio de Janeiro (RJ) -Presidente da Comissão Episcopal para a Doutrina da Fé.

Dom Hernaldo Pinto Farias, Bispo de Bonfim (BA) - Presidente da Comissão Episcopal para a Liturgia.

Dom Teodoro Mendes Tavares, Bispo de Ponta de Pedras (PA) - Presidente da Comissão Episcopal para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-Religioso.

Dom José Valdeci Santos Mendes, Bispo de Brejo (MA)- Presidente da Comissão Episcopal para a Ação Sociotransformadora.

Dom Gregório Paixão, Bispo de Petrópolis (RJ) -Presidente da Comissão Episcopal para a Cultura e a Educação.

Dom Bruno Elizeu Versari, Bispo de Campo Mourão (PR) -Presidente da Comissão Episcopal para a Vida e a Família.

Dom Vilsom Basso, Bispo de Imperatriz (MA) - Presidente da Comissão Episcopal para a Juventude.

Dom Valdir José de Castro, Bispo de Campo Limpo (SP) - Presidente da Comissão Episcopal para a Comunicação.

Coletiva de imprensa - último dia

Comunicação. A última coletiva de imprensa do dia contou com a presença da nova presidência da CNBB