Diocese promove formação sobre a 3ªedição Típica do Missal Romano

Na manhã de 5 de maio, a Diocese de Barra do Piraí – Volta Redonda promoveu uma formação sobre a 3ª edição Típica do Missal Romano, para o Clero Diocesano. O encontro contou com a presença do Padre Leonardo Pinheiro, assessor nacional da Comissão para a Liturgia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Durante a formação no Centro Pastoral Diocesano, em Arrozal, Piraí, o Clero obteve noções teóricas e práticas sobre as alterações no Missal Romano aprovadas durante a 59ª Assembleia Geral da CNBB, em 2022. No mês de dezembro do mesmo ano, o material foi encaminhado ao Dicastério para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos em Roma. A confirmação da Santa Sé foi publicada no dia 17 de março deste ano.

Segundo o Padre Leonardo Pinheiro, assessor nacional da Comissão para a Liturgia da CNBB, a tradução e revisão da Terceira Edição Típica do Missal do Romano aconteceu durante 19 anos. O presbítero ressalta a relevância dos estudos da nova tradução nas Dioceses. “Estamos vivendo um momento significativo na Igreja no Brasil e, as formações, serão relevantes para o conhecimento de nossas comunidades na espiritualidade litúrgica. Agradeço a acolhida na Diocese de Barra do Piraí – Volta Redonda”, disse o assessor nacional.

A terceira edição do Missal traz uma tradução fidedigna à língua latina e à língua Portuguesa. As Igrejas terão um período de ajuste para a implementação da terceira edição do Missal.  O uso dos textos da terceira edição serão facultativos até o primeiro domingo do Advento e depois será obrigatório.

Dom Luiz Henrique, Bispo Diocesano revelou que o convite para a formação ao Clero deu-se na 60ª Assembleia Geral da CNBB, em abril deste ano. “Aproveitei a oportunidade para convidá-lo. Tenho certeza que a expertise do Padre Leonardo colaborou para nossa reflexão. Além do mais, a possibilidade de tê-lo conosco foi muito importante, pois o presbítero acompanhou o processo final da autorização da Santa Sé. Padre Leonardo nos ajudou a compreender os passos da Terceira Edição do Missal Romano e toda sua riqueza”, finalizou o Bispo Diocesano.