Ética Ministerial e Gestão de Bens Eclesiais são temas de formação para o Clero

Entre os dias 23 e 25 de maio, o Clero da Diocese de Barra do Piraí - Volta Redonda esteve reunido no Centro Pastoral Diocesano, em Arrozal, Piraí, para a atualização Teológico-Pastoral de 2023.

Tradicional curso para o clero, os temas para este ano foram pautados na Ética Ministerial e Gestão Eclesiástica. A atualização proposta garante a oportunidade de aprofundar o conhecimento diante dos desafios e transformações da sociedade contemporânea, potencializando a atuação com o povo de Deus.  Através do curso, os padres e diáconos adquirem ferramentas teóricas e práticas para lidar com questões pastorais do dia a dia.

Segundo o Bispo Diocesano, a formação para o Clero, é um tradicional momento no calendário anual. “Essa é uma forma de conhecer as novas realidades frente ao processo de evangelização em nosso país. Destacamos neste ano, a Ética Ministerial e a Gestão. Sabemos das constantes alterações das legislações e precisamos estar atentos e corretos nesta questão”, disse Dom Luiz Henrique.

“A habitual formação se encaixa no que a Igreja entende como formação permanente, ou seja, uma atualização constante para formar e servir o povo de Deus”, comentou o Padre Mayron Alexandre, Reitor do Seminário Propedêutico Sagrada Família.

Primeiro dia

Na terça-feira, 23, primeiro dia da atualização, o Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo, Dom Cícero Alves de França, apresentou ao Clero aspectos sobre a Ética Ministerial.

“Propomos um tema importante: 'A Ética no ministério a partir de uma base na espiritualidade’. Tivemos o período dedicado a este assunto e um bom engajamento do Clero Diocesano. Nesse primeiro momento, inserimos uma base espiritual e teológica em preparação aos dias subsequentes de formação”, revelou Dom Cícero Alves de França.

Segundo dia

Para o segundo dia, na quarta-feira, 24, a formação contou com o apoio do Axis Instituto de Belo Horizonte, Minas Gerais. Os assessores, Adilson Souza e Márcio Moreira dividiram a atuação em dois temas, tendo como base, a Gestão Eclesial.

No primeiro momento, o Clero recebeu a instrução sobre a atualização dos aspectos financeiros e administrativos da igreja à luz dos documentos da Santa Sé e da legislação brasileira.

Terceiro dia

No último dia de formação, na quinta-feira, 25, o Clero Diocesano obteve conhecimentos sobre as fontes de receita das comunidades, sorteios filantrópicos, leilões e outras fontes de receita.

Márcio Moreira, assessor do Axis Instituto, expressou a participação do clero na apresentação de casos durante o estudo. “Durante as atividades, eles expuseram ocorrências das comunidades e, juntos, procuramos estabelecer e esclarecer os acontecimentos que acontecem nas Igrejas. Outro ponto de destaque durante o momento foi as informações relevantes dos documentos da Santa Sé, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e da legislação brasileira.  Tenho certeza que a formação contribuirá para o desenvolvimento da Diocese”, finalizou Márcio.