Dom Luiz Henrique participa de posse canônica do terceiro Bispo de Itaguaí

Dom Luiz Henrique participa de posse canônica do terceiro Bispo de Itaguaí

No último sábado, 10, nosso Bispo Diocesano, Dom Luiz Henrique e o Bispo Emérito, Dom Francisco Biasin, participaram da Santa Missa de Posse Canônica do 3º Bispo Diocesano de Itaguaí, Dom Paulo Celso Dias do Nascimento.

A celebração aconteceu na Catedral de São Francisco Xavier, em Itaguaí, Costa Verde, com a presença dos Bispos do Regional Leste 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que compreende ao estado do Rio de Janeiro. A cerimônia foi conduzida pelo Cardeal Orani João Tempesta, O. Cist., Arcebispo metropolitano do Rio de Janeiro.


Após a leitura do Decreto da Nunciatura Apostólica, que oficializou a posse de Dom Paulo Celso, Dom Orani, ao lado de Dom Ubiratan, agora bispo emérito de Itaguaí, entregou a Dom Paulo o báculo pastoral que pertenceu a Dom Vital Wilderinck, o pioneiro bispo da Diocese de Itaguaí. Em um gesto simbólico de transmissão de autoridade, Dom Paulo foi conduzido à cátedra episcopal, assumindo a presidência da celebração.

Durante a homilia, Dom Paulo expressou sua gratidão a todos os presentes e fez referência especial ao báculo que agora lhe pertencia. Ele ressaltou que o báculo, símbolo do pastoreio, era o primeiro utilizado na diocese, originalmente pertencente a Dom Frei Vital, bispo fundador da Diocese de Itaguaí, e enfatizou que o lema episcopal de Dom Vital, “testemunhar o Evangelho da graça de Deus”, continuaria a inspirá-lo – “este era o lema episcopal de Dom Vital. Nos estimula a anunciar o Evangelho com alegria e gratidão. Quero beber desta fonte!”, disse o novo Bispo de Itaguaí.

Criada em 1980, a Diocese de Itaguaí foi desmembrada das Dioceses de Barra do Piraí – Volta Redonda e de Nova Iguaçu. A partir de agora, Dom José Ubiraran Lopes, torna-se Bispo Emérito da Diocese de Itaguaí.

Reveja a Santa Missa de Posse Canônica 

Imagem: Carlos Moioli – ArqRio