Dia de Oração pela Santificação do Clero é promovido no Santuário Eucarístico, em Floriano

Instituído em março de 1995, pelo Papa São João Paulo II, o Dia de Oração pela Santificação do Clero é realizado todos os anos na Solenidade do Sagrado Coração de Jesus. Na Diocese, o encontro aconteceu na manhã de quinta-feira, 15, no Santuário Coração Eucarístico de Jesus, em Floriano, Barra Mansa.

Em 25 de março, quando o Papa estimulou a data, foi para ajudar o Clero em, "conformar-se cada vez mais com o coração do Bom Pastor”. Além disso, o momento marca um profundo estreitamento entre o povo de Deus no incentivo das orações pelos Bispos, Padres e Diáconos na continuidade da missão evangelizadora.

Neste ano, o momento foi conduzido pelo Bispo Auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro, Dom Célio Calixto Filho. Também estiveram presentes o Bispo Diocesano, Dom Luiz Henrique e os Bispos Eméritos, Dom João Maria Messi e Dom Francisco Biasin.

O Dia de Oração pela Santificação do Clero foi divido em momentos de oração, reflexão, partilha, Adoração ao Santíssimo Sacramento e a Santa Missa.

Durante a reflexão, Dom Célio apresentou uma contextualização sobre a formação do Clero e o Ano Vocacional. “Inserimos neste contexto a gratidão a Deus pelo chamado de cada Padre e Diácono, ainda mais no Ano Vocacional. Lembrando o tema e lema, ‘Vocação: Graça e Missão’ e o lema ‘Corações ardentes, pés a caminho’ (cf. Lc 24, 32-33). Também falamos sobre a nossa missão evangelizadora, partindo do contato com a Palavra de Deus, sempre diário e o nosso crescimento espiritual que vai ser benéfico para o povo de Deus. Portanto, a manhã foi importante para o fortalecimento de cada irmão no ministério e pastoreio”,  comentou o Bispo Auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro.

"Louvamos pela presença de todos os irmãos no ministério neste Dia de Oração pela Santificação do Clero. Agradecemos também ao povo de Deus que tem rezado por nós em nossa caminhada de fé para termos fidelidade, coragem e força para cumprir o chamado feito pelo Senhor”, disse Dom Luiz Henrique.

Oração pelo Clero

Senhor Jesus, dá a todos os sacerdotes um coração misericordioso como o Teu e envia-os a derramar o óleo da esperança, da consolação e do perdão, sendo instrumentos da Tua ternura, procurando difundir o bem e a verdade com paixão.

Senhor Jesus, dá a todos os sacerdotes um coração compassivo como o Teu e, apesar da sua fragilidade, falhas e pecados, ajuda-os a serem homens de paz e de reconciliação.

Senhor Jesus, dá a todos os sacerdotes um coração vigilante como o Teu, para amarem e servirem este Mundo, que reconhecem visitado todas as manhãs pela Tua presença amorosa.

Senhor Jesus, dá a todos os sacerdotes um coração corajoso como o Teu, para que o seu olhar seja sempre de Páscoa e voltado para o teu Reino, para onde a história humana caminha, apesar dos atrasos, das tribulações, obscuridades e contradições.

Tudo isto confiamos ao Teu coração e ao coração de Maria, nossa Mãe e Mãe da Igreja.

Amém!

Reveja a Santa Missa