Dia dos Diáconos acontece na Catedral Senhora Sant’Ana

Dia dos Diáconos acontece na Catedral Senhora Sant’Ana

A Catedral Senhora Sant’Ana, em Barra do Piraí, recebeu nesta quinta-feira, 10, a celebração pelo Dia dos Diáconos. Uma tarde de missão na Paróquia marcou a data tradicional na Diocese.  


Celebrado na festa de São Lourenço, mártir e patrono dos Diáconos. O Diácono é uma vocação de serviço ministerial, sua essência capturada pela palavra 'diaconia', que representa serviço em sua forma mais pura. O ministério Diaconal se desdobra em três dimensões: compartilhar a Palavra de Deus, praticar a Caridade e enriquecer a Liturgia.




Missão Paroquial 


Neste ano, a proposta da Comissão Diocesana dos Diáconos (CDD), foi um momento missionário na Paróquia Senhora Sant’Ana. Foram visitadas as comunidades Santa Bárbara e São Judas Tadeu. 


Presidente do CDD, o Diácono José Wellington relembrou que todos os anos acontecem encontros no dia do padroeiro. “Essa é uma tradição em nossa Diocese, uma celebração especial pelo Dia dos Diáconos. Neste ano, escolhemos a cidade de Barra do Piraí. Procuramos em espírito de comunhão e fraternidade visitar os fiéis das comunidades levando a palavra Deus, a oração e escuta” falou o Diácono. 



Marta Gonçalves, da Comunidade Santa Bárbara, agradeceu a presença dos Diáconos junto dos fiéis. “No dia de São Lourenço, patrono dos Diáconos, recebemos com muita alegria os Ministros Ordenados. Sem dúvidas, um momento acolhedor e importante para a vida de nossa Paróquia”, disse Marta. 


Pároco da Catedral, o Padre Paulo Sérgio Almeida explicou que a peregrinação e a missão dos Diáconos aconteceria no ano de 2022, no período da festa do Centenário, assim como das Paróquias e grupos da Diocese. “Por uma série de fatos, esse momento específico dos Diáconos Permanentes não foi possível ser realizado, mas programamos o dia 10 agosto para a ação”, revelou o Padre. 


“Diante do saber da missão, incorporamos o ato no projeto missionário da Paróquia. Neste ano, estamos realizando ações neste campo entre as comunidades e, também, com o auxílio dos religiosos e religiosas. Portanto, louvamos e bendizemos a Deus, na renovação da missão e vocação”, finalizou o Padre Paulo Sérgio Almeida. 




Santa Missa pelo Dia dos Diáconos


A Santa Missa presidida pelo Vigário-Geral, Monsenhor Alércio de Carvalho, encerrou o dia de missão dos Diáconos na Catedral de Sant’Ana. 


Estiveram presentes na Celebração Eucarística o Padre Paulo Sérgio Almeida, Pároco da Catedral e Coordenador Diocesano de Pastoral; o Vigário Episcopal de Barra Mansa, Padre José Arimatéia de Souza e o Padre Gaspar Pelegrini, Assessor dos Diáconos Permanentes. 



Durante a homilia, Monsenhor Alércio de Carvalho pontuou o serviço da Diaconia como uma dimensão da caridade e do serviço, que não podem passar despercebidos da realidade da Igreja. “O ministério Diaconal, sobretudo a partir do Concílio Vaticano II, foi redescoberto. Além disso, lembramos com carinho da ação pioneira de nosso Bispo Emérito, Dom João Maria Messi, na promoção das vocações para o Diaconato. Sendo assim, a presença dos senhores junto ao nosso Clero é um sinal muito especial de unidade e serviço”, comentou o Vigário-Geral. 


Nossa Diocese conta com 20 Diáconos permanentes no serviço ao povo de Deus. Assessor dos Diáconos, o Padre Gaspar Pelegrini, lembrou que o CDD realiza reuniões mensais. “Nos reunimos todos os terceiros sábados do mês, na Cúria Diocesana, em Volta Redonda, para um momento de partilha e formação. Estamos também na elaboração dos documentos para a formação de novos Diáconos, se Deus quiser, em breve, abriremos essa oportunidade”, contou o Padre Gaspar. 


Reveja a Celebração 


Reportagem Rádio Sintonia do Vale