Código de Direito Canônico é tema de treinamento para funcionários

Na manhã da última segunda-feira, 28, nossa Diocese, através do Secretariado de Pastoral, promoveu mais uma capacitação para os secretários e secretárias paroquiais.

A ação faz parte de um projeto de desenvolvimento profissional que está sendo realizado durante este ano.

Dessa vez, o treinamento destacou aspectos importantes do Código de Direito Canônico e contou com a assessoria dos Padres Rafael Ferreira e Daniel Cezar, respectivamente Chanceler e Vice-Chanceler da Cúria.

O Código de Direito Canônico

Promulgado em 25 de janeiro de 1983 pelo Papa S. João Paulo II, o Código de Direito Canônico substituiu o Código de 1917, como consequência das atualizações eclesiológicas introduzidas pelo Concílio Vaticano II.

O Código de Direito Canônico trata das leis eclesiásticas, dos direitos e deveres dos fiéis e dos clérigos, da constituição hierárquica da Igreja, dos institutos de vida consagrada, das comunidades de vida apostólica, das obrigações da Igreja de ensinar e santificar, dos sacramentos, do culto divino, dos templos sagrados e até mesmo dos delitos, das sanções e dos processos da Igreja.

O Código de Direito Canônico de 1983 é composto de 7 livros:

1) Das normas gerais,

2) Do Povo de Deus;