Fiéis se reúnem em oração pela qualidade do ar

Fiéis se reúnem em oração pela qualidade do ar

Centenas de fiéis da Diocese de Barra do Piraí - Volta Redonda, participaram no dia 1º de setembro, do Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação, na Praça Juarez Antunes, em Volta Redonda. Para a cidade, o tema foi “Por um ar puro para todos”. A iniciativa visa chamar a atenção para o futuro do planeta. 


Há anos, os moradores de Volta Redonda sofrem com a poluição ocasionada por uma espécie de pó magnético. Para isso, os cidadãos se reuniram em um momento de oração para clamar por melhorias na qualidade do ar na região. Faixas com frases da encíclica Laudato Sí, do Papa Francisco, foram erguidas pelos moradores em reivindicação.



Moradora do bairro conforto, Heloísa Helena, relatou que os moradores da cidade padecem com a qualidade do ar. “Queremos respirar um ar melhor. Estamos reunidos em favor da vida, nesta data importante, o cuidado com a Casa Comum”, recordou Heloísa.  


Vigário Episcopal para Promoção da Dignidade Humana e Ambiental, o Padre Juarez Sampaio, lembrou que a cidade sofre com a poluição ambiental. “Estivemos reunidos em comunhão para rezar e nos conscientizar com o cuidado com nosso planeta e, principalmente, com a vida, dom de Deus que devemos preservar. Passamos por dias difíceis em Volta Redonda com a poluição ambiental, esperamos dias melhores com o cuidado da Casa Comum”, disse o Padre Juarez. 


Dom Luiz Henrique, Bispo Diocesano, reforçou o Cuidado da Criação em todas as esferas. “A convite do Papa Francisco, refletimos a nossa responsabilidade com o planeta, enquanto cidadãos com o cuidado dos rios, florestas e qualidade do ar. Por isso, nos reunimos em um momento oracional e, esperamos que, a data colabore em uma conscientização no cuidado e atenção com nossa natureza”, frisou o Bispo. 


Tempo da Criação


O Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação está inserido no “Tempo da Criação”, que começou no dia 1° de setembro, e segue até 4 de outubro. A iniciativa ecumênica que convoca cristãos do mundo inteiro a rezarem e a cuidarem da criação de Deus.  Este ano a celebração tem como tema “Que a Justiça e a paz Fluam”, que se refere às palavras do Livro de Amós: “Deixe a justiça fluir como água e a justiça como uma torrente eterna” (cf. Amós 5:24).