7º Encontro do Terço dos Homens é realizado em Barra do Piraí

7º Encontro do Terço dos Homens é realizado em Barra do Piraí

Fé, oração e a partilha da palavra marcaram o 7º Encontro Diocesano do Terço dos Homens, no último sábado, 9 de setembro, na Igreja Matriz de São Benedito, em Barra do Piraí. 

Estiveram presentes no evento, o Bispo Diocesano, Dom Luiz Henrique; o Vigário Episcopal de Barra do Piraí e Pároco da Paróquia São Benedito, Padre Carlos Alberto Júnior; o Vigário Paroquial, Padre Inácio Lima e os assessores do Terço dos Homens, Padre Alcides Silva e o Diácono Adalberto Fontes. 


Esse é o primeiro encontro do Terço dos Homens depois da pandemia. O último foi em 2019, na cidade de Barra Mansa. Na edição de 2023, mais de 400 homens participaram do evento, com representação dos 4 Vicariatos da Diocese. 

Assessor do Terço dos Homens, o Diácono Adalberto Fontes explicou que o encontro foi uma retomada das atividades depois da pandemia. “A articulação do evento teve como objetivo resgatar a participação dos homens na comunhão Diocesana. “Para o 7º encontro, tivemos como base o Ano Vocacional e a vocação familiar. A partir disso, esperamos suscitar nos corações uma participação nas ações e ministérios da Igreja”, disse o Diácono.  

Coordenador do Terço dos Homens, José Geraldo Cândido, da Paróquia São Sebastião, em Barra Mansa, revelou o apoio das equipes de coordenação e do Vicariato de Barra do Piraí para o sucesso do evento. “Agradecemos a todos que colaboram com a edição de número 7 do encontro. Faremos a avaliação do evento e, em breve, divulgaremos a programação do 8° encontro”, falou o coordenador. 

O Padre Carlos Alberto Júnior, Vigário Episcopal de Barra do Piraí, revelou como o encontro aconteceu na cidade. “Foram meses de preparação e organização para receber o movimento. A articulação participativa entre os grupos da Paróquia de São Benedito, do Vicariato e a Coordenação do terço é coroada com a realização do 7º encontro. Sem dúvidas, esses homens ganham muito mais e suas famílias também, pois unidos a Jesus, na espiritualidade, as famílias são restauradas naquilo que Cristo deseja para nós: vida nova, plena e em abundância”, pontuou o Vigário Episcopal. 


Dom Luiz Henrique, Bispo Diocesano, relembrou com carinho do primeiro compromisso na Diocese, após a posse em 2019. “Me lembro com muita satisfação, do meu primeiro compromisso como Bispo na Diocese, participando do encontro do Terço dos Homens, em Barra Mansa. Temos que aos poucos retomar os grandes encontros de formação e espiritualidade. Quero parabenizar todos os responsáveis pela organização deste 7º encontro”, finalizou Dom Luiz Henrique. 

Conheça a Coordenação do Terço dos Homens.

Coordenador do Terço dos Homens, José Geraldo Cândido, Paróquia São Sebastião Barra Mansa, Comunidade Santo Expedito. Manuel Pereira da Silva, Paróquia Santa Cruz, Barra Mansa, Comunidade Nossa Senhora da Boa Morte (Conselheiro Diocesano) e Albertino Pimentel Júnior, Paróquia São Sebastião (Vice-secretário).  

Assessores Diocesanos Padre Alcides da Silva e Diácono Adalberto Fontes  


Próximo encontro Diocesano do Terço dos Home


Ao final da Santa Missa, os membros do Terço souberam onde será o 8º Encontro Diocesano. Em 2024, o evento acontecerá na cidade de Resende, no terceiro sábado de maio. 



Reveja a Santa Missa 



Fotos: Matheus Azevedo, Assessoria de Comunicação Diocesana