Restauração da Igreja Nossa Senhora do Amparo é intensificada

Nesta sexta-feira, dia 09, o bispo diocesano, dom Luiz Henrique, visitou a Igreja Nossa Senhora do Amparo, acompanhado do ecônomo da Diocese, o padre Alércio de Carvalho e o coordenador da Comissão de Patrimônio Histórico Diocesano, padre Márcio Moraes. Também estiveram presentes o prefeito e a vice-prefeita de Barra Mansa, Rodrigo Drable e Fátima Lima. A segunda igreja mais antiga de Barra Mansa teve suas obras intensificadas, a fim de que tenha sua restauração concluída em cinco meses, como o previsto. Atualmente, a obra já está com 60% do projeto feito e a intenção é retomar a arquitetura histórica do patrimônio, que foi construído em 1829.

A Igreja se encontra há dez anos fechada, e hoje o desejo da população do distrito de Barra Mansa é poder ver o local, que faz parte da história de Amparo, de portas abertas novamente. Dom Luiz Henrique destacou a importância da valorização da Igreja. “Que a gente faça esse resgate histórico e assim possamos manter a memória religiosa de todo um povo aqui, que ao longo dos séculos procurava essa igreja para os momentos de oração e de celebrações para momentos importantes”, disse.

A preservação das memórias e, consequentemente, os detalhes da Igreja têm sido colocados em pauta, como explica a vice-prefeita, Fátima Lima. “É importante cuidarmos do patrimônio histórico, pois são as nossas memórias. Então, Amparo será um novo distrito com a restauração desse patrimônio. Estamos olhando os detalhes, que estão sendo feitos com muito cuidado e muito carinho, valorizando a riqueza dos detalhes”, pontuou.

Os trabalhos realizados foram: a pintura na área externa e nas janelas e portas, a reforma das esquadrias, reforma das escadas e a reforma estrutural, até mesmo dos muros que cercam a Igreja. O bispo diocesano finalizou demonstrando sua alegria em ver como está ficando o resultado da restauro do templo religioso. “Fico muito feliz em ver essa iniciativa, do trabalho e a parceria da prefeitura, da Comissão de Patrimônio Histórico da Diocese, que estão empenhados na restauração dessa Igreja, que é tão importante para a nossa região”, concluiu.