Região pastoral de Penedo/Serra de Mauá acolhe Dom Luiz Henrique em sua quarta Visita Pastoral

A visita pastoral do Bispo Diocesano teve início no dia 2 de novembro, no período da tarde, quando Dom Luiz Henrique esteve em reuniões com as lideranças das comunidades. À noite, aconteceu a primeira celebração eucarística da Visita Pastoral de Dom Luiz Henrique à Região Pastoral de Penedo/Serra de Mauá, na Comunidade São Sebastião.

O segundo dia da Visita Pastoral de Dom Luiz Henrique, aconteceu em Visconde de Mauá, com uma programação repleta de atividades. O nosso Bispo Diocesano visitou as seguintes comunidades: Comunidade Imaculado Coração, Campo Alegre Mauá, Comunidade Nossa Senhora de Lourdes, Rio Preto, Comunidade São Lourenço, Lote 10, Comunidade São Sebastião e Comunidade São Francisco no Vale do Pavão, em Mauá. A Santa Missa na Comunidade São Miguel Arcanjo, em Maromba, encerrou a Visita Pastoral da sexta-feira, dia 3 de novembro.

No sábado dia 4 de novembro, Dom Luiz Henrique deu início ao terceiro dia da Visita Pastoral com uma reunião junto aos membros da Comunidade Nossa Senhora Aparecida, localizada em Penedo. Ele também teve a oportunidade de se encontrar com empresários e representantes do setor de restaurantes, hotéis, pousadas e turismo de Penedo. Posteriormente, o Bispo Diocesano fez visitas às Comunidades São Sebastião e São Judas Tadeu na Serrinha. O dia foi concluído com uma reunião com os membros das Comunidades Nossa Senhora Aparecida, na Capelinha, seguida da celebração da Santa Missa.

Dom Luiz Henrique agradeceu o carinho e os gestos dos fiéis que o acolheram durante os quatro dias em Penedo e na região da Serra de Mauá. “Como aqui é um setor pastoral está em construção uma futura criação de paróquia, achei por bem ter um contato mais estreito com essa comunidade. Eu falei então com as lideranças sobre a importância da comunhão, o trabalho pastoral evangelizador, como é que está se desenvolvendo a organização administrativa e também do setor. Isso tudo vai nos ajudar discernir em relação a criação de uma futura paróquia. Foram dias intensos, mas muito enriquecedores de contato proximidade com as comunidades, estou bastante feliz e realizado pela oportunidade de ter essa proximidade maior com as comunidades”, pontua Dom Luiz Henrique.

O padre Marcelo Augusto Monteiro Fachina, agradeceu pela presença de Dom Luiz Henrique nessa visita pastoral “Queria agradecer por essa bênção que é ter o nosso Bispo Diocesano nessa visita. O que ouvi Dom Luiz Henrique das pessoas até agora é a felicidade, de ter o senhor aqui conosco. As pessoas falaram sobre as conversas, orientações e também pelo momento especial em rezar o terço junto com o Bispo Diocesano.

Por fim, a Visita Pastoral foi encerrada no domingo (05) com a Solenidade de Todos os Santos, celebrada na Comunidade São Sebastião, em Penedo.

Durante a fala de encerramento o Bispo Diocesano, destacou algumas ideias interessantes que surgiram nas reuniões com as comunidades. “Temos que desenvolver atividades de acordo com a cultura local, que atrai tanta gente, como a festa do natal, trazendo um sentido cristão verdadeiramente.  Podemos realizar apresentações de corais e presépios que reforçam isso”, destacou Dom Luiz Henrique.