Diocese realiza confraternização com os seminaristas e seus familiares

No domingo, 12 de novembro, a Diocese Bar do Piraí-Volta Redonda promoveu uma confraternização no Centro Pastoral, localizado no Ano Bom, na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Barra Mansa. O evento reuniu familiares de seminaristas, proporcionando momentos de partilha, gratidão e aprendizado.

A manhã teve início com um café para familiares e seminaristas, promovendo a integração entre os participantes. Posteriormente, todos foram convidados a participar da Oração da Hora Média, na Igreja Sagrado Coração de Jesus.

No auditório do Centro Pastoral, a programação continuou com uma apresentação do Padre Sérgio Brandão, Reitor do Seminário Diocesano Santo Oscar Romero, destacando a estrutura e a rotina dos seminaristas, incluindo o suporte psicológico oferecido. O padre ressaltou a importância da participação das famílias no processo de formação dos seminaristas. "É importante a família conhecer toda essa riqueza no processo de formação espiritual, intelectual, humano-afetiva e pastoral-missionária dos seminaristas. Para que essa formação de qualidade, com a graça de Deus, depois o seminarista possa estar bem servindo o povo de Deus. Por isso, é muito importante a participação da família nesse processo”, enfatizou o Reitor.

O Pe. Mayron José Alexandre Pereira, Reitor do Seminário Propedêutico Sagrada Família, explicou o momento de transição dos seminaristas entre a vida familiar e as responsabilidades no seminário. Ele destacou as atividades diárias que iniciam às 6 horas da manhã e se estendem até 21h30, preparando os seminaristas para organizar seus estudos, momentos de oração e demais atividades.

Após as falas dos reitores, ocorreu um momento de integração e fraternidade, no qual cada seminarista apresentou seus familiares. Em seguida, a Santa Missa em ação de graças pelos familiares dos seminaristas foi celebrada na Igreja Sagrado Coração de Jesus, com a participação dos padres Flávio Luis Alves, Pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus e Iago de Almeida, além de outros membros do clero.

O evento foi encerrado com um almoço, proporcionando a todos a oportunidade de fortalecer os laços entre familiares e seminaristas. A confraternização ofereceu à comunidade uma visão mais profunda do compromisso e da estrutura dos seminários na formação dos futuros padres da Diocese. O Pe. Mayron José Alexandre Pereira agradeceu o apoio das famílias dos seminaristas “Obrigado por doarem seus filhos à Igreja! Rezemos pela perseverança dos nossos seminaristas”, afirmou o padre.