Última etapa da Assembleia Diocesana de Pastoral acontece em Barra Mansa

A Diocese de Barra do Piraí – Volta Redonda realizou a terceira e última etapa da Assembleia Diocesana de Pastoral de 2023, para avaliar a execução do Plano Pastoral vigente e o planejamento para 2024. Representantes de todas as paróquias participaram do evento no sábado, 25 de novembro, no Centro Diocesano de Formação Cristã, em Barra Mansa.

Neste ano, a Assembleia Diocesana foi dividida em três etapas ao longo de março, julho e novembro. Durante essas fases, os participantes tiveram a oportunidade de compreender o andamento das ações propostas e identificar os desafios que se apresentam para o futuro.

O Padre Paulo Sérgio Almeida, Coordenador Diocesano de Pastoral, comentou o propósito da Assembleia. "Esta é uma oportunidade para reavaliar o percurso de 2023 à luz do Sínodo dos Bispos e das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil. Além disso, este momento propício permite o planejamento das ações para 2024, visando vivenciar, em nossa Diocese, a dinâmica de uma Igreja acolhedora e acessível", observou o Padre.

Dom Luiz Henrique, Bispo Diocesano, enfatizou a importância da comunhão entre os fiéis na elaboração dos direcionamentos pastorais para os anos seguintes. "Foram abordados diversos temas relevantes ao longo do dia. Este é um momento de reflexão sobre nossas atividades e de planejamento para os anos futuros, através de um processo de escuta e partilha, essenciais para fortalecer o espírito de diocesaneidade. Que esta assembleia nos fortaleça no compromisso com a difusão da fé", expressou o Bispo.

Primeira parte da Assembleia

Os primeiros assuntos da assembleia foram apresentados durante o período da manhã.  A abertura foi realizada pelo Bispo Diocesano, Dom Luiz Henrique. Na sequência, os participantes reviveram temas importantes de 2023:

A caminhada de 2023, o Ano Vocacional, Centenário de Dom Waldyr Calheiros, Relatório da Assembleia sobre o Diretório Sacramental e o Projeto de Formação Diocesana.

Fechando o período da manhã, os representantes das comunidades participaram de um trabalho em grupo por vicariatos para uma avaliação dos trabalhos e propostas para 2024.

Segunda parte da Assembleia

No período da tarde, mais temas foram debatidos: a Assembleia do Regional Leste 1, Sínodo dos Bispos, Jubileu de 2025, Campanha da Fraternidade de 2024, Congresso Missionário Nacional e a Agenda Diocesana de 2024.

A Assembleia Diocesana foi concluída com a Adoração ao Santíssimo Sacramento, conduzida pelo Padre Daniel Cezar.

Diretório Sacramental

O Diretório Sacramental é um instrumento produzido pelas Dioceses que trata dos sete sacramentos em sua fundamentação teológica, diretrizes canônicas e orientações pastorais (Batismo, Confirmação, Penitência, Eucaristia, Ordem, Matrimônio e Unção dos enfermos).

O ano da Oração - 2024

Depois do ano dedicado à reflexão sobre os documentos e ao estudo dos frutos do Concílio Vaticano II, o ano 2024 será o ano da Oração. Aproximando-se do Jubileu de 2025, as Dioceses são convidadas a promover a centralidade da oração individual e comunitária.