VocaFest encerra o 3º ano Vocacional na Diocese

A Co-Catedral Nossa Senhora da Conceição, em Volta Redonda, sediou o VocaFest, no último domingo, 26 de novembro, justamente no encerramento do 3º Ano Vocacional. Diversas atrações foram realizadas na 1ª edição do evento dedicado às vocações.

O Ano Vocacional

O terceiro Ano Vocacional da Igreja no Brasil foi celebrado de 20 de novembro de 2022 até a festa de Cristo Rei, dia 26 de novembro. A iniciativa comemorou os 40 anos do primeiro ano temático dedicado à reflexão, oração e promoção das vocações no país. Inspirado no Documento Final do Sínodo dos Bispos sobre “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional” o tema do Ano Vocacional 2023 é “Vocação: Graça e Missão” e o lema “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24, 32-33).

VocaFest

As atividades do VocaFest começaram com a Caminhada Vocacional e, na sequência, a Santa Missa com Acolitato, presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Luiz Henrique. Os Seminaristas Alisson Rodrigues, Diego Medeiros e João Pedro Silva foram instituídos ao Ministério de Acólito. Além disso, a banda Missão Resgate Já, marcou presença no evento.

O Bispo Diocesano comentou sobre mais uma etapa concluída, por parte dos Seminaristas, na caminhada ao Sacerdócio. ‘‘Vemos a ação de Deus em nossa Diocese, suscitando vocações. Na Celebração, três rapazes receberam o Ministério do Acolitato. No início de dezembro, o Seminarista Lucas Krauss será instituído ao Diaconato. Estamos contentes com o trabalho desenvolvido pelo Serviço de Animação Vocacional e os frutos que o Senhor está suscitando no meio dos jovens. Que surjam novas vocações consagradas, ministeriais e religiosas em nossa igreja’’, falou o Bispo Diocesano.

O VocaFest foi finalizado com muita música. A cantora Olívia Ferreira, uma das mais renomadas no cenário católico, se apresentou no pátio da Co-Catedral. Segundo a ela, não é a primeira vez dela no território diocesano: ‘‘Aqui, já estive algumas vezes, graças a Deus. Sempre fico muito feliz e honrada em estar nesta Diocese maravilhosa, com tantas pessoas queridas. É sempre um privilégio.’’, relembrou a cantora.

Olívia Ferreira também comentou sobre suas vocações durante a entrevista. ‘‘A minha vocação é de mãe, esposa, missionária e mulher. Na música, já são mais de vinte anos de carreira. Comecei a cantar aos 8 anos, no coral da minha paróquia. A partir dos doze, foi iniciada minha carreira profissional, e estou aqui até hoje em missão, evangelizando por meio da música’’, contou Olívia.

O Reitor do Seminário Sagrada Família, padre Mayron Alexandre, fez um balanço sobre o evento. ‘‘Foi tudo maravilhoso, com a presença de muitos irmãos e irmãs. Iniciamos o dia com a Caminhada Vocacional, depois tivemos Santa Missa, louvor, Adoração, Feira Vocacional e mais música, com a Olívia Ferreira. Um dia em que podemos render graças a Deus por tantas maravilhas que aconteceram aqui. O trabalho vocacional continua’’, finalizou o padre.

Sintonia do Vale no VocaFest

Quem não pode estar presente, acompanhou todas as informações na Rádio Sintonia do Vale FM. Ao longo do dia, nossa equipe colocou no ar a participação de Padres, Seminaristas, Religiosas, Leigos e Leigas, direto da Co-Catetral. Além disso, a rádio do povo transmitiu ao vivo a Santa Missa e o show da cantora Olívia Ferreira.

Confira a reportagem em áudio do VocaFest

Reveja a Santa Missa

Fotos: Giovane Marques, Pascom Vicariato de Resende.