Em mensagem para o Dia Mundial da Paz, Papa reflete sobre aplicações da inteligência artificial

Neste início de 2024, o Santo Padre, o Papa Francisco, direciona uma determinante mensagem para o Povo de Deus e para todos os habitantes do nosso mundo. Sob o tema “Inteligência Artificial e Paz”, o líder da Igreja Católica faz uma profunda reflexão sobre o impacto crescente da tecnologia no nosso tempo e os desafios éticos e morais que ela apresenta.

O Papa começa destacando o papel da ciência e da tecnologia como instrumentos do progresso humano, citando a Sagrada Escritura para fundamentar a dignidade da inteligência humana. No entanto, ele adverte sobre os riscos que acompanham os avanços tecnológicos, especialmente no campo da inteligência artificial.

Refletindo sobre a inteligência artificial e sua evolução, Francisco chama a atenção para os aspectos éticos subjacentes a esses desenvolvimentos. Ele enfatiza que a inteligência artificial não é neutra e sua utilização deve ser guiada por valores fundamentais como inclusão, transparência, segurança e equidade para evitar riscos que possam comprometer a paz e a estabilidade social.

O Papa Francisco também destaca a importância de um diálogo interdisciplinar e da educação para o uso responsável da inteligência artificial, especialmente entre os jovens. Ele argumenta que as escolas e universidades devem desempenhar um papel crucial na formação de indivíduos capazes de discernir adequadamente o uso de dados e conteúdos produzidos por sistemas de inteligência artificial.

Além disso, o líder religioso faz um apelo aos líderes mundiais para trabalharem unidos na regulamentação do desenvolvimento e uso da inteligência artificial, buscando não apenas prevenir más aplicações, mas também incentivar abordagens que promovam o bem-estar e a equidade social.

A mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial da Paz de 2024 enfatiza a importância de direcionar os avanços tecnológicos para a promoção da paz, do desenvolvimento humano integral e da solidariedade. A busca por um mundo mais justo e pacífico é responsabilidade de toda a humanidade, e o uso ético e responsável da inteligência artificial desempenha um papel crucial nesse caminho em direção à paz global.

Confira a mensagem completa do Papa Francisco aqui