Conheça o Caminho Pastoral de 2024: a serviço da Evangelização

Você compreende a importância do planejamento das ações evangelizadoras na Igreja? Saiba que a partir de uma boa estrutura é que podemos alcançar ainda mais corações! Para isso, nesta quarta-feira, 3 de janeiro, a Coordenação Diocesana de Pastoral, o Caminho Pastoral de 2024.

O Caminho Pastoral são ações conjuntas com o objetivo de ser uma luz orientadora da evangelização na Diocese, tendo como base, as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora (Documento 109 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB).

Na Imagem, podemos observar as reflexões que serão pautadas nas Comunidades: Sínodo 2021-2024 - Igreja Sinodal: comunhão, participação e missão; Campanha da Fraternidade 2024; Diretório Sacramental; Formação Diocesana; o Ano da Oração em 2024 e o Ano do Jubileu: Peregrinos da esperança em 2025.

"Diante de tudo isso, é necessário que cada grupo se reúna em suas respectivas paróquias para apresentar, conhecer e discutir o texto do Caminho Pastoral de 2024. Juntos, dentro de sua realidade territorial, devem encontrar diretrizes além daquelas oferecidas diretamente pela CNBB e pelo Vaticano, aplicando-as em sua localidade”, explicou o Coordenador Diocesano de Pastoral, Padre Paulo Sérgio Almeida.

O Ano da Oração

Todos estão convocados a promover a oração individual e comunitariamente em suas comunidades. As ações oracionais realizadas em 2024 visam preparar o coração do povo de Deus para o Jubileu Extraordinário da Misericórdia em 2025.

Jubileu de 2025

O Jubileu, Ano Santo, foi instituído na Igreja no em 1.300 pelo Papa Bonifácio VIII e desde então os sumos pontífices convocam em ocasiões especiais essa celebração profunda que impacta de forma positiva o âmbito espiritual, social e eclesial do povo de Deus.

A cada vinte e cinco anos a Igreja celebra um Jubileu, ano forte de peregrinações e de pregação intensa da Palavra de Deus, a partir de um tema proposto pelo Papa. Para o ano, o tema escolhido é “Peregrinos de Esperança”.

Dom Ricardo Hoepers, Secretário-Geral da CNBB gravou um vídeo explicando sobre o processo de preparação para o Jubileu. Confira!

A agenda Diocesana 2024

Todas as atividades Diocesanas de 2024 já podem acessadas aqui.