Encontro anual dos Bispos do RJ aborda temáticas atuais: Antropologia Integral e Crise da Cultura

Encontro anual dos Bispos do RJ aborda temáticas atuais: Antropologia Integral e Crise da Cultura

Dom Luiz Henrique, Bispo de Barra do Piraí – Volta Redonda, e vice-presidente do Regional Leste 1 da CNBB, participa até a próxima sexta-feira, 26 de janeiro, do 34º Encontro Anual para os Bispos, um evento promovido pela Arquidiocese do Rio de Janeiro que visa promover a convivência e estudos entre os pastores da Igreja, além de abordar temas relevantes para a sociedade contemporânea.

Este ano, o encontro traz como tema central “Antropologia Integral e Crise da Cultura Atual”. Em meio a uma era marcada por desafios culturais, sociais e econômicos, científicos e tecnológicos, os Bispos reunidos discutirão e refletirão sobre as implicações antropológicas presentes no contexto atual.

O evento, que teve como seu primeiro conferencista o Cardeal Joseph Ratzinger, o saudoso Papa Bento XVI, acontece anualmente na última semana de janeiro, é uma tradição no Rio de Janeiro e representa uma iniciativa louvável para promover a formação e a reflexão dos Bispos sobre as questões contemporâneas à luz dos princípios cristãos.

Durante os cinco dias de encontro, os participantes terão a oportunidade de ouvir palestras de renomados especialistas, incluindo o Cardeal José Tolentino de Mendonça, Dom Joel Portela Amado, Dom Ignazio Sanna, Padre Antônio Spadaro, SJ e o Padre Luiz Henrique Eloy e Silva. Os temas das conferências abrangerão desde a análise do momento atual até a concepção antropológica presente na Sagrada Escritura, além de explorar a antropologia do Papa Francisco à luz do problema educativo.

O evento também é uma oportunidade para que os Bispos, como sucessores dos Apóstolos, cumpram sua missão de ensinar, santificar e guiar o Povo de Deus, mantendo viva a nota da apostolicidade na Igreja. O encontro visa fortalecer a identidade e missão dos Bispos, destacando a importância do mistério de Cristo como guia para a Igreja.

O Cardeal Orani João Tempesta, arcebispo da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, em sua mensagem, enfatizou a importância da oração do povo pelos Bispos que participam do evento. “A oração do Povo de Deus pelo seu Bispo Diocesano é uma graça poderosa”, destacou, pedindo a todos que acompanhem esses dias com suas preciosas orações.

O Encontro Anual para os Bispos é uma oportunidade única para a Igreja refletir sobre seu papel na sociedade contemporânea e contribuir para a construção de uma comunidade que se guie pelos princípios da Lei Divina, promovendo a luz do Evangelho em meio aos desafios do mundo moderno.