CNBB promove Encontro Nacional "´Preparando o Jubileu 2025”

CNBB promove Encontro Nacional "´Preparando o Jubileu 2025”

Com o anúncio de mais um Ano Santo, convocado pelo Papa Francisco, a Igreja no mundo inteiro se prepara em peregrinação rumo ao Jubileu 2025, que tem como tema: “Peregrinos de Esperança”. No Brasil, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por meio da Equipe de Animação do Jubileu, realizou um encontro, em âmbito nacional, nos dias 29 e 30 de janeiro, na Casa Dom Luciano, em Brasília (DF).

A iniciativa tem o objetivo de situar as dioceses quanto à proposta do Jubileu e animar sua organização nas Igrejas locais. Dom Rino Fisichella, Pró-Prefeito do Dicastério para a Evangelização, do Vaticano, e também organizador e coordenador do Jubileu de 2025 participa como convidado especial. Estão confirmados além dele mais de 300 participantes entre Bispos, representantes de Dioceses, Arquidioceses, Pastorais, Organismos e Movimentos.

A mesa de abertura do evento, no dia 29 de janeiro, contou com as presenças do Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giambattista Diquattro; o Arcebispo de Brasília (DF), Cardeal Paulo Cezar Costa e o Pró-Prefeito do Dicastério para a Evangelização, Dom Rino Fisichella. Entre os temas debatidos para a reflexão foram “Panorama da ação evangelizadora a partir da CNBB”; “Desafios da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil”; “O Jubileu nas Sagradas Escrituras” e o “Jubileu da Esperança em 2025: anseios do Papa Francisco”.

No último dia, 30 de janeiro, foram contempladas temáticas como “A celebração do Jubileu”; “Propostas para a realização do Jubileu da Esperança” e, ainda, uma mesa redonda sobre “As perspectivas para o Jubileu no Brasil”. O encontro foi encerrado com a Santa Missa presidida por Dom Rino Fisichella, na Basílica Santuário São Francisco de Assis, em Brasília.

Jubileu 2025

O Jubileu é um evento especial da Igreja Católica que se repete a cada 25 anos, também chamado Ano Santo. Trata-se de um ano de perdão, de reconciliação e indulgência. Os fiéis que se dirigirão e visitarão as Basílicas designadas poderão receber a indulgência plenária. O último Jubileu se realizou em 2000 no papado de João Paulo II. O próximo será em 2025, exatamente 25 anos depois. O Ano Santo é proclamado pelo Papa e tem início com a abertura da Porta Santa na Basílica de São Pedro, no Vaticano.