Dom Luiz Henrique ministra formação para o Clero do Vicariato de Volta Redonda

Nesta manhã de quinta-feira, 1° de fevereiro, Dom Luiz Henrique, Bispo Diocesano, ministrou uma palestra para o Clero do Vicariato de Volta Redonda, na Igreja Divino Espírito Santo, em Pinheiral.

O tema do evento foi "Antropologia Integral e Crise da Cultura Atual”, assunto debatido no 33° Curso para os Bispos, que ocorreu em janeiro deste ano, no Rio de Janeiro.

De acordo com o Padre Alex Soares, Vigário Episcopal de Volta Redonda, as reuniões do Vicariato passaram a incluir uma breve formação inicial. “Mensalmente realizamos nossos encontros, sendo que na primeira hora, após o café da manhã, abordamos algum tema da atualidade. Nesta primeira reunião do ano, convidamos nosso Bispo Diocesano para apresentar um resumo sobre a concepção antropológica, a parte da Sagrada Escritura e o contexto da pós-modernidade. Sem dúvida, esse foi um momento crucial, em que pudemos delinear nossa linha pastoral”, afirmou o Vigário Episcopal.

Dom Luiz Henrique abordou os temas apresentados na formação no Centro de Estudos do Sumaré. “Conversei com nosso clero de Volta Redonda sobre a riqueza que foi o encontro dos Bispos no Sumaré, com a presença do Cardeal Tolentino, de Dom Joel Portela, agora novo Bispo de Petrópolis, e outros conferencistas de grande gabarito intelectual e acadêmico. Apresentei, com base no curso, o tema ‘Antropologia Integral e Crise da Cultura Atual’. Precisamos sempre estar preparados para oferecer uma boa resposta, destacando que o correto, sempre é importante ressaltar isso, é Jesus, aquele que nos mostra o sentido da humanidade, o Deus encarnado”, comentou o Bispo.

O Bispo complementou, “também discuti os desafios da tecnologia, o problema da tecnocracia que está ditando os rumos da vida humana, mas não encaro de uma forma pessimista tudo isso que estamos enfrentando, mas a partir dessa realidade da inteligência artificial e outros fatores. E que de fato, a tecnologia possa contribuir com uma mensagem importante, positiva, na construção do reino de Deus”, finalizou Dom Luiz Henrique.

O Curso para os Bispos

O Curso dos Bispos é promovido todos os anos pela Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, e foi realizado entre os dias 22 e 26 de janeiro, no Centro de Estudos do Sumaré.

Participaram como palestrantes, o Cardeal José Tolentino de Mendonça, prefeito do Dicastério para a Cultura e Educação; Dom Joel Portela Amado; Dom Ignazio Sanna; Padre Antônio Spadaro SJ e o Padre Luiz Henrique Eloy e Silva.