Sensibilização da Campanha da Fraternidade acontece na Diocese de BP-VR

Representantes das comunidades, pastorais e movimentos da Diocese de Barra do Piraí – Volta Redonda marcaram presença no último sábado, 3 de fevereiro, na Sensibilização da Campanha da Fraternidade. A ação aconteceu no Santuário Mariano da Medalha Milagrosa, em Volta Redonda.

Em 2024, a Campanha da Fraternidade celebra os 60 anos de atividades e o tema escolhido é “Fraternidade e amizade social” e o lema “Vós sois todos irmãos e irmãs”. Mais de 410 pessoas participaram da manhã formativa com a assessoria de Tobias Tomines Faria, articulador da Campanha da Fraternidade e Assessor das Pastorais Sociais do Regional Leste 1 da CNBB (Rio de Janeiro).

A sensibilização representa uma oportunidade para que as lideranças se envolvam no tema proposto e abordem a questão em várias frentes pastorais, principalmente, com base no objetivo da campanha: “Despertar para o valor e a beleza da fraternidade humana, promovendo e fortalecendo os vínculos da amizade social, para que, em Jesus Cristo, a paz seja realidade entre todas as pessoas e povos”.

Com base na encíclica do Papa Francisco, Fratelli Tutti, a Campanha da Fraternidade carrega consigo "o convite a um amor que transcende as barreiras da geografia e do espaço" (Fratelli tutti, n.1), convidando-nos à comunhão e solidariedade. O texto-base desta campanha afirma que a conversão ocorre por meio da experiência da humildade ao aceitar o outro, e pela alegria do encontro que emana da ressurreição.

Assessor de Sensibilização, Tobias Faria, expõe a escolha do tema da Campanha da Fraternidade. "Neste tempo odioso que vivenciamos, marcado por tantas divisões e intensa dor, é crucial considerarmo-nos efetivamente como irmãos e irmãs. A conjuntura atual, conforme indicado pela demonstração e evidenciado pelo tempo que atravessamos, aponta para a necessidade de ampliar as tendas. Uma das reflexões bíblicas propostas pela Campanha da Fraternidade deste ano encontra-se no livro do profeta Isaías, onde ele destaca a importância de alargar as tendas, esticar as cordas e fincar as estacas, permitindo que outros e outras possam se agregar à nossa tenda. Em um período caracterizado por tanta divisão e ódio, é fundamental conceber a fraternidade como amizade social, conforme nos ensina o Papa Francisco", explicou Tobias.

Dom Luiz Henrique, Bispo Diocesano, reforça a importância do tema na construção de uma sociedade melhor. "Assunto de grande importância e bastante atual, imprescindível para podermos refletir sobre a realidade da divisão, de pensamentos, mentalidades diversas e ideias que são um pouco distintas. Contudo, isso não nos impede de sermos irmãos e irmãs, de aprendermos por meio do diálogo, valorizar e reconhecer a riqueza do outro. Que esta Campanha da Fraternidade, no período quaresmal, tempo de conversão, nos auxilie a verdadeiramente refletir sobre a bela diversidade na sociedade e na igreja, e nos apoie a enriquecermos por meio dessa diversidade. Pois, na igreja, a unidade é fundamental, mas a uniformidade não. As bolhas ideológicas que se criam não fazem parte da vida da igreja. Somos todos irmãos", comentou o Bispo.

Apresentação Cultural

Ao final da manhã formativa, uma apresentação cultural marcou o encerramento da Sensibilização 2024. Um grupo de adultos, jovens e crianças liderados pela catequista Tainara Ramos, da Comunidade São Francisco de Assis, Paróquia Co-Catedral Nossa Senhora da Conceição, realizou uma encenação com o objetivo de explicar e conscientizar sobre as diferenças existentes na sociedade e que, acima de tudo, somos irmãos e irmãs.

Baixe o material de formação da Campanha da Fraternidade

Tenha de forma gratuita o material apresentado na Sensibilização, baixe aqui

Fotos: Matheus Azevedo