Santa Missa do Crisma: a unidade Diocesana

A Co-Catedral Nossa Senhora da Conceição, em Volta Redonda, recebeu na última quinta-feira, 28, a Santa Missa do Crisma. Conhecida como a celebração da unidade Diocesana, o momento reuniu fiéis, presbíteros e seminaristas em torno do Bispo.

Na cerimônia presidida por Dom Luiz Henrique, foram abençoados os óleos dos Enfermos e dos Catecúmenos, além da Consagração do Crisma. Também nesta oportunidade, os sacerdotes reafirmaram solenemente o compromisso de servir e pastorear as comunidades.

Durante sua homilia, o Bispo Diocesano expressou gratidão pela colaboração dos presbíteros no pastoreio dos fiéis, guiando e fortalecendo as comunidades na caminhada de fé. “Somos chamados a ser como Maria, a derramar profusamente em nosso ministério o serviço ao povo de Deus, toda a nossa dedicação, lutas e desafios. Precisamos ser o odor de Cristo no amor e na entrega”, comentou Dom Luiz Henrique.

Conheça o significado dos Óleos

Óleo do Crisma – Uma combinação de óleo e bálsamo, simbolizando a plenitude do Espírito Santo e indicando que os cristãos devem exalar "o aroma de Cristo". Ele é utilizado no sacramento da Confirmação (Crisma) quando o cristão é confirmado na graça e no dom do Espírito Santo. Além disso, este óleo é empregado no sacramento do sacerdócio para ungir os "escolhidos" que servirão no anúncio da Palavra de Deus, liderando e santificando o povo através do ministério dos sacramentos. A cor associada a este óleo é o branco ouro.

Óleo dos Catecúmenos – Catecúmenos são aqueles que se preparam para receber o Batismo, sejam adultos ou crianças, antes do ritual da água. Este óleo simboliza a libertação do mal, a força divina que penetra no catecúmeno, libertando-o e preparando-o para o renascimento através da água e do Espírito. Sua cor é vermelha.

Óleo dos Enfermos – Utilizado no sacramento dos enfermos, muitas vezes erroneamente denominado como "extrema-unção", este óleo representa a fortaleza do Espírito de Deus durante a provação da doença, fortalecendo a pessoa para enfrentar a dor e, inclusive, a morte, caso seja a vontade divina. Sua cor é roxa.

O I Congresso Mariano Diocesano

Ao final da Santa Missa, Dom Luiz Henrique anunciou a data para a realização do I Congresso Mariano Diocesano, que será realizado entre os dias 2 e 8 de setembro, em Volta Redonda.

O momento marca 170 anos do dogma da Imaculada Conceição, pelo Papa Pio IX e 50 anos da exortação apostólica Marialis Cultus, do Papa Paulo VI.

Em breve, serão divulgadas as programações com as atividades do I Congresso Mariano e a marca oficial do evento.

Reveja a Celebração

Confira mais imagens da Santa Missa

Fotos: Matheus Azevedo e Nathália Barreto, Assessoria de Comunicação Diocesana.