Mês Vocacional: Vocação Sacerdotal- Padre Ernesto Moreira Lamin

Quem é de Volta Redonda provavelmente já ouviu falar no padre Ernesto Lamin e neste mês vocacional, estando próximo do Centenário da Diocese, a vocação sacerdotal é pauta na Igreja particular de Barra do Piraí-Volta Redonda.  Nascido em 13 de novembro de 1941, no distrito de Resende, em Bagagem, o padre Ernesto Lamin fez história na trajetória de quase cem anos da Diocese de Barra do Piraí-Volta Redonda. Ordenado sacerdote em 09 de janeiro de 1971, na paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Resende, pelo então bispo da época, dom Waldir Calheiros, ele passou por diversas comunidades na Diocese. Vítima de infarto, a Diocese se despediu do padre em 18 de abril de 2009. Sua última atuação foi nas oito comunidades do Setor Sul do regional de Volta Redonda e também era membro do Conselho Econômico Diocesano.

Sua caminhada na Diocese começou na Área Leste, em Volta Redonda, onde passou dois anos. Em seguida, residiu por dezenove anos na comunidade Santa Cecília, foi nesta Igreja que o padre observou a necessidade da construção de novas comunidades eclesiais de base. O sacerdote é conhecido por ter sido responsável pela construção das comunidades: São Paulo Apóstolo, São José, Santa Edwiges, São João Evangelista, Sagrado Coração de Jesus e Sagrada Família.

Padre Ernesto é lembrado carinhosamente pelos moradores do munícipio por seu empenho na edificação dos bens eclesiais e sua fé inabalável. Seu “sim” a Deus foi decidido e apesar do caminho árduo, desistir não estava em seus planos, como ele disse na entrevista concedida ao Boletim Diocesano em janeiro de 2007: “Ser padre é bom, mas tem que ter espírito de serviço e tomar sua cruz. O Senhor não enganou seus apóstolos, pois disse a eles ‘Tome a sua cruz e siga-me’. E a cruz que o padre carrega não é nada leve”.

Juliana Mendonça, prima do sacerdote, comentou que sua missão era evangelizar e acolher o povo. “Eu conheço o padre Ernesto desde que nasci, fui batizada por ele e fez minha primeira eucaristia. Ele era uma pessoa simples e humilde, que tinha amor pelas suas comunidades e seu povo, ele cuidava, se preocupava, fazia visitas para os doentes, dando apoio em todas as situações de nossa vida. Era um servo de Deus, pois estava sempre a serviço do reino de Deus, finalizou.

Ele deixou saudades na Diocese, em especial para os fiéis da paróquia São Paulo Apóstolo, que na época era setor Sul, como conta o  casal Teresinha e Lourival, que conheceram o padre em 1983 e se tornaram grandes amigos.  “Uma coisa que me marcou era o jeitinho dele de acolher as pessoas. Eram muitos paroquianos e ele fazia questão de se aproximar da pessoa e perguntava o nome até gravar o nome”, disseram. Eles ainda completaram: “Ele era uma pessoa muito fácil de ser amada, era muito humilde, não fazia distinção de pessoas e tinha a preocupação de sempre estar melhorando as igrejas que ele foi fundando e construindo, tinha um compromisso muito grande no que era ser padre, com as suas ovelhas, com a oração”, acrescentaram.

No munícipio de Volta Redonda, o sacerdote foi homenageado em alguns lugares, como por exemplo, a Ótica Municipal Padre Ernesto Lamin, que está localizada no Estádio Raulino de Oliveira. Também no bairro Siderópolis, a rua que está localizada a Igreja São Paulo Apóstolo carrega o nome do padre: Rua Padre Ernesto Moreira Lamin e na área externa da Igreja Matriz há o busto esculpido do padre.

Que a vida do padre Ernesto seja uma inspiração para os vocacionados ao sacerdócio. Que Deus desperte nos jovens o desejo por dedicar sua caminhada ao Senhor e ao rebanho do Cristo.