Mês das Vocações: Vocação Religiosa

O terceiro domingo de agosto nos convida a rezar pela vocação religiosa, que se refere às pessoas que se consagram a Deus por meio dos votos religiosos de pobreza, obediência e castidade. Essa vocação é vivida por fiéis que dão seu sim e entregam suas vidas ao Senhor por inteiro. São João II disse que a vida religiosa propõe a vivência plena do atuar e viver por e como Jesus. Verdadeiramente, a vida consagrada constitui memória viva da forma de existir e atuar de Jesus.”- São João Paulo II.

Esta semana, a Diocese conversou com a irmã Maria de Lourdes, Franciscana da Imaculada Conceição de Maria de Bonlanden, do Instituto de Educação Nossa Senhora Medianeira, de Barra do Piraí. Conheça a sua história a seguir:

1)    Diocese: Qual é o seu nome?

Resposta: Irmã Maria de Lourdes

2)    Diocese: A senhora sempre morou em Barra do Piraí?

Resposta: Não, sou do Rio Grande do Sul. Já passei pelo Maranhão, São Paulo e hoje estou há 10 anos em Barra do Piraí.

3)    Diocese: Qual é a congregação da senhora?

Resposta: Franciscanas da Imaculada Conceição de Maria, de Bonlanden

4)    Diocese: Quantos anos de congregação a senhora tem?

Resposta: O tempo ao certo não sei, mas tenho mais de 60 anos de vida religiosa.

5)    Diocese: Como foi o discernimento da sua vocação?

Resposta: Despertou-me o desejo desde pequena, eu olhava as irmãs e achava interessante. Mas, não gostava muito das irmãs da minha escola. No meio da minha trajetória, me senti muito atraída pela vocação missionária e  acabei seguindo na vocação religiosa até hoje.

6)    Diocese: O que é a vocação religiosa para a senhora?

Resposta: Viver o absoluto de Deus e a partir da vivência com Deus assumir a missão que Ele nos dá.

7)    Diocese: Como foi a trajetória da sua vocação desde o início da sua caminhada?

Resposta: Foi muita luta, passei muita dificuldade, mas Deus sempre esteve comigo e tem dado certo, tenho seguido firme.

8)    Diocese: Qual conselho a senhora dá para os jovens que querem seguir a vocação religiosa?

Resposta: Ter uma vida de oração constante, procurar a pastoral que possa ajudar no discernimento e ter intimidade com a Palavra de Deus.

Que a história da Irmã Maria de Lourdes seja um testemunho para os jovens que estão na caminhada do discernimento vocacional. Rezemos por todos os irmãos consagrados à vida religiosa.