Conheça nossas Igrejas: Matriz Nossa Senhora da Piedade completa 150 anos

A Igreja Nossa Senhora da Piedade celebrará seu aniversário de cento e cinquenta anos no dia 8 de setembro, data que se celebra a Natividade de Nossa Senhora. Esta igreja é um dos valiosos patrimônios históricos existentes na Diocese de Barra do Pirai- Volta Redonda, sediada no Distrito e Ipiabas, município de Barra do Piraí.

A matriz foi construída em terras cedidas pelo Comendador José Gonçalves de Moraes. Fazendeiros da localidade angariaram fundos para a edificação do templo, entre eles podemos citar: Ana Rita de Faro, futura baronesa do Rio Bonito, João Pereira Darrigue de Faro, futuro visconde do Rio Bonito e Angelica Joaquina Vergueiro de Faro, dentre outros.

Baronesa do Rio Bonito......................................................400 $ 000

João Pereira Darrigue de Faro............................................300 $ 000

José Correa Porto...............................................................300 $ 000

Antônio Luiz Pedro..............................................................200 $ 000

João Pereira Silva...............................................................200 $ 000

Dr. Luiz Pereira Ferreira de Faro e Angélica V. Faro..........100 $ 000

Através de contrato celebrado com a província em 31 de dezembro de 1870, foram iniciadas as obras da Igreja Nossa Senhora da Piedade, o trabalho foi concluído em 1871, e foram gastos a quantia de 23:067$123 réis (Vinte e Três conto e Sessenta e Sete mil e Cento e Três réis).

A Igreja Nossa Senhora da Piedade foi inaugurada no dia 15 de setembro de 1871, data em que se comemora a festa religiosa da Senhora da Piedade. Seu primeiro vigário foi o padre Jacob de Santa Magdalena Leitão.

Em abril de 1872, o Jornal Diário do Rio de Janeiro publicava a bênção da nova Igreja Nossa Senhora da Piedade de Ipiabas.

A Sagrada Congregação Consistorial, por meio do decreto nº 535, de 13 de junho de 1960, separou o Distrito de Ipiabas da Diocese de Valença, anexando-o a Diocese de Barra do Piraí, entrando em vigor a partir do dia 15 de agosto do mesmo ano na festa da Assunção de Nossa Senhora.

Com isso, podemos afirmar que a função principal da preservação deste patrimônio histórico é salvaguardar sua história, promovendo sua organização, assegurando suas condições de conservação, proteção e acesso às informações e aos seus documentos, na defesa dos interesses da sociedade.

As festividades em comemoração aos seus 150 anos e festa da padroeira terá início dia 01/09 a 08/09. Veja a programação da festa da padroeira Nossa Senhora da Piedade no site da Diocese: https://diocesevr.com.br/noticia/267/igreja-nossa-da-piedade-completa-150-anos

Fontes:

Academia Barramansense de História – Nikson Salem.

Registros Históricos e Contemporâneos – Marcello Amaral – Editora Pongetti, RJ - 1970.

Arquivo da Cúria Diocesana de Barra do Pirai - Volta Redonda

Comissão Diocesana de Patrimônio Histórico de Barra do Piraí - Volta Redonda