"Escutai!" é o tema da mensagem do Papa para o 56º Dia Mundial das Comunicações Sociais

Na última quarta-feira (29) foi divulgado pela Santa Sé o tema “Escutai!” para a mensagem do Papa Francisco, para o próximo Dia Mundial das Comunicações Sociais 2022. Segundo a instituição religiosa, o santo padre reforçou que após o tema de 2021 ter sido focado em “ir e ver”, chegou o momento de pedir ao mundo da comunicação que aprenda a escutar novamente.

Em nota, é destacado que a pandemia feriu todos que precisam ser escutados. "A pandemia afetou e feriu a todos e todos precisam ser ouvidos e consolados. Ouvir é fundamental para uma boa informação. A busca da verdade começa com a escuta. O mesmo acontece com o testemunho através dos meios de comunicação social. Todo diálogo, toda relação começa com a escuta. Por isso, para crescer, mesmo profissionalmente, como comunicadores, é preciso reaprender a ouvir muito”.

O comunicado ainda pontua que Jesus pede a todos que prestem atenção ao modo como ouve o próximo. “O próprio Jesus nos pede que prestemos atenção em como ouvimos. Para ouvir realmente é preciso coragem, é preciso um coração livre e aberto, sem preconceitos".

A mensagem foi concluída com um pedido a toda  Igreja Católica a ouvir para que aprenda a ser uma Igreja Sinodal. “Neste tempo em que toda a Igreja é convidada a ouvir para aprender a ser uma Igreja sinodal, todos nós somos convidados a redescobrir a escuta como essencial para uma boa comunicação".

Fonte: Vatican News