V Jornada Mundial do Pobre tem data marcada para novembro

V Jornada Mundial do Pobre tem data marcada para novembro

         Em 2016 o Papa Francisco instituiu o Dia Mundial dos Pobres no 33º Domingo do Tempo Comum. Com o objetivo de motivar e ampliar a reflexão sobre a pobreza, que constitui caminho de identidade para muitos, a data é uma oportunidade para promover ações em toda a Diocese. Este ano, o Dia Mundial do Pobre será no dia 14 de novembro, finalizando a semana dedicada à Jornada Mundial do Pobre, que está em sua 5ª edição e será dos dias 6 a 14 de novembro.

      O Dia Mundial dos Pobres visa não só o assistencialismo, mas, sobretudo buscar a transformação da sociedade, reagir à cultura do descarte e do desperdício promovendo a cultura do encontro, reforçar as comunidades cristãs para que sejam sempre mais sinal concreto do amor de Cristo pelos últimos e pelos mais necessitados, são esses os objetivos do “Dia Mundial dos Pobres”.

            No Brasil, escolheu-se o tema: “Sentes compaixão?”  e o lema: “Sempre tereis pobres entre vós” (Mc 14,7). De acordo com o Sumo Pontífice, os fiéis devem ter um olhar voltado para os pobres e a evangelização. “Os pobres têm muito para nos ensinar. Além de participar do sensus fidei, nas suas próprias dores conhecem Cristo sofredor. É necessário que todos nos deixemos evangelizar por eles. A nova evangelização é um convite a reconhecer a força salvífica das suas vidas, e a colocá-los no centro do caminho da Igreja”, explicou o Papa.

            Segundo a coordenadora diocesana das pastorais sociais, Clemilde Dalbone, a instituição do Dia do Pobre vem com o propósito de conhecer as diferentes realidades que rodeiam a Igreja, de modo que as pessoas em situação de vulnerabilidade sejam ajudadas de alguma forma. “A gente percebe que o ideal é que a gente não tivesse esse Dia Mundial do Pobre, mas como devido às realidades sociais pelas quais nós vivemos, então existe esse dia para que haja um alerta, para conhecermos essa dimensão desse povo que vive numa situação de vulnerabilidade total”, comentou Clemilde.

            Com a pandemia, o número de famílias que estão passando por situações de dificuldades cresceram ainda mais. Grupos de fiéis da Diocese promovem a distribuição de refeições aos moradores de rua diariamente, no passado as pessoas que recebiam, normalmente, se tratavam de moradores de rua, hoje famílias inteiras carecem da oferta. “Essa atenção tem que ser para nós de uma atenção bem maior, com relação a essa realidade social que estamos vivendo”, pontuou a coordenadora.

            Durante a semana serão desenvolvidas atividades em toda a Diocese, visando o cuidado com os mais pobres. A programação será disponibilizada em breve.